Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Instituições de solidariedade queixam-se. Governo retém milhões de euros em IVA
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - País - Instituições de solidariedade queixam-se. Governo retém milhões de euros em IVA

País

Instituições de solidariedade queixam-se. Governo retém milhões de euros em IVA

Redação
Last updated: 19 Novembro, 2018 12:15
Redação
Share
SHARE

Knoxville Museum of Art / Flickr

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) queixam-se de atrasos no pagamento por parte do Governo. Estão milhões de euros por pagar, em muitos casos há mais de um ano, relativos ao reembolso do IVA.

As IPSS têm direito a receber metade do IVA que pagam em produtos alimentares ou obras, mas a Segurança Social (SS) está a demorar a conferir as faturas.

À Renascença, o presidente-adjunto da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS) disse que este processo de validação entupiu o serviço na Segurança Social.

“O processo de validade é muitíssimo lento. Era preciso um exército na Segurança Social para validar tudo o que lá cai e há atrasos muito significativos. Daí estarmos a ter um conjunto de instituições que nos pedem ajuda”, explica João Dias.

De acordo com a lei, a validação devia ser feita num prazo máximo de 90 dias, mas ainda há faturas de 2017 por pagar. A situação que está a deixar muitas instituições em aperto financeiro.

O responsável da CNIS revela que só em 50 instituições de Lisboa estão retidos cerca de 1,5 milhões de euros em reembolsos, mas a confederação tem cerca de 3 mil instituições associadas.

João Dias avança que Instituto da Segurança Social sugere que as instituições apresentem menos faturas. “Que entrem num processo de acumulação de movimentos para caírem apenas numa fatura, mas isso não é possível. A solução terá de passar por alterar o regime de validação”, sublinha.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaquefinançasGovernoIPSSIVANacionalSegurança Social
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Centeno congelou mais despesa em três anos do que Passos em toda a legislatura
Next Article Escolas violam as suas próprias regras para inflacionar notas de alunos
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 × 1 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Recolha de Alimentos promovida pela Rede Social de Castelo de Paiva

A Rede Social de Castelo de Paiva irá promover, nos dias 6 e 7 de dezembro, uma campanha de recolha…

Agenda de Castelo de Paiva marcada pelo arranque do “Paiva Natal” e espetáculo no gelo

O Município de Castelo de Paiva revelou a programação cultural e desportiva…

MULHER INTERNADA APÓS COLISÃO COM VEÍCULO DE TRANSPORTE COLETIVO

Uma cidadã, com cerca de 40 anos, foi atingida por um autocarro…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Os “depósitos adormecidos” de metano no Ártico estão a começar a libertar-se (e isso pode ser avassalador)

GRID-Arendal / Flickr Uma equipa de cientistas encontrou evidências de que os depósitos de metano no Oceano Ártico – conhecidos…

8÷2(2+2) Equação tornou-se viral por dar dois resultados diferentes

Chee Meng Au Yong / Flickr A Internet está dividida e em busca da resposta certa para uma equação matemática.…

Após a morte do fundador, ninguém vai herdar fortuna da IKEA

O empresário sueco Feodor Ingvar Kamprad, fundador da rede de lojas de móveis IKEA, morreu aos 91 anos. O seu…

Poluição do ar estará a causar o dobro das mortes estimadas em Portugal

Investigadores estimam que, em Portugal e durante 2015, a poluição do ar tenha causado 15 mil mortes, ou seja, 138...

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

16 + 13 =

Lost your password?