Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Provedora de Justiça avança com pagamento intercalar às vítimas dos incêndios
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - País - Provedora de Justiça avança com pagamento intercalar às vítimas dos incêndios

País

Provedora de Justiça avança com pagamento intercalar às vítimas dos incêndios

Redação
Last updated: 16 Agosto, 2018 14:15
Redação
Share
SHARE

António Cotrim / Lusa

Os incêndios de junho e outubro de 2017 fizeram mais de 100 mortos.

A Provedora de Justiça admitiu 188 dos 195 pedidos de indemnização das vítimas dos incêndios de 2017 e avançou com um pagamento intercalar de dois milhões de euros aos 61 que já receberam a qualificação de “feridos graves”.

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, “decidiu avançar com um pagamento intercalar às vítimas dos incêndios de junho e outubro de 2017 que, após avaliação clínica, receberam a qualificação de ‘feridos graves’”, do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), refere uma nota divulgada esta quinta-feira.

Perante o elevado número de requerimentos, a complexidade da avaliação de cada caso e a tipologia diversa de danos a indemnizar, a Provedora de Justiça considerou que “este é o procedimento que melhor concilia o desejo de minimizar o dano sempre acrescido por qualquer demora e a necessidade de garantir um tratamento adequado, justo e equitativo”.

Segundo a informação agora divulgada, a Provedora de Justiça “recebeu 195 requerimentos de indemnização por ferimentos graves, tendo 188 sido admitidos”, no processo relacionado com os incêndios de junho e outubro de 2017, que causaram mais de 100 mortos.

Até agora, avança a entidade, 163 processos foram remetidos ao INMLCF, que concluiu a avaliação clínica de 139 vítimas dos incêndios, tendo 61 recebido a qualificação de ‘ferido grave’, com base nos critérios do relatório do Conselho nomeado pelo governo.

“Neste momento, o valor global das indemnizações intercalares ronda dois milhões de euros”, salienta.

O montante agora adiantado a cada ferido grave “corresponde ao resultado da avaliação clínica nos três parâmetros que, à luz dos critérios fixados, têm uma quantificação mínima já conhecida: dano biológico, dor e dano estético”.

Maria Lúcia Amaral espera estar em condições para que, em breve, possa ser concluída a análise necessária à formulação das propostas finais de indemnização, apresentadas com a fundamentação e explicitação dos critérios utilizados, para que cada requerente possa decidir pela aceitação ou recusa do valor proposto.

Explica ainda que, quando o parecer do INMLCF é negativo, isso significa que os danos não permitem qualificar a situação como ‘ferimento grave’ à luz dos critérios definidos pelo Conselho, e não será possível indemnizar estes feridos pelo mecanismo a cargo da Provedora de Justiça.

“Não significa, porém, que os danos sejam irrelevantes ou menos dignos de compensação” e para estes casos está estabelecido um outro mecanismo extrajudicial, igualmente gratuito, centrado na Comissão de Avaliação dos Pedidos de Indemnização (CPAPI).

Este mecanismo funciona junto da secretária-geral do Ministério da Justiça, estando assegurada a articulação entre a CPAPI e a Provedora de Justiça, evitando duplicação de esforços por parte dos interessados.

A Provedora relembra ainda que está sempre aberta a possibilidade de, em ação indemnizatória contra o Estado, o requerente reclamar o que entender, caso em que “será adequada a consulta de um advogado” e, se o ferido não tiver recursos económicos, pode requerer à Segurança Social a concessão de proteção jurídica.

Na semana passada, foi anunciado que o Estado já desbloqueou quase 111 milhões de euros da reserva de 187 milhões para apoios, combate, prevenção de incêndios e indemnizações pelas mortes e ferimentos graves nos fogos de junho e outubro de 2017, na região centro.

“No primeiro semestre de 2018, do conjunto das dotações orçamentais centralizadas foram utilizados 110,8 milhões de euros relativos a incêndios florestais” até 30 de junho, que corresponde a 63,1% do total de 187 milhões previstos, segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueincêndiosJustiçaNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Ativistas antitouradas invadem arena e são agredidos em Albufeira
Next Article O calor volta sábado e põe 14 distritos em aviso amarelo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 + seventeen =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Portugal: Câmara de Comércio da Região das Beiras traz ao Fundão jornalista da SIC e formador para “melhor comunicar” o Interior de Portugal

“Esta Masterclass pode ser um passo seguro e importante, no sentido da afirmação das Beiras” – Luís Mais

Plantação Lusitanica mobiliza voluntários para reflorestação em Estarreja

O objetivo passa por contribuir para a criação de um território mais…

AdDP responde a falhas generalizadas nas comunicações com 54 pontos de rede telefónica própria

As recentes falhas no fornecimento de energia e nas comunicações registadas em…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Hard Club do baterista dos Xutos tem dívidas de 5,3 milhões. CGD é o maior credor

hardclubporto / Instagram Hard Club Porto O Hard Club, espaço de concertos localizado na zona da Ribeira do Porto, está…

Tempestade nos hospitais: lei das 35 horas ameaça fechar serviços

Mário Cruz / Lusa Além da época de férias e greves às horas extraordinárias, entra em vigor, a partir de…

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

José Sena Goulão / Lusa A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão Os aumentos que…

Trabalhadores da Segurança Social com 1,5 milhões de euros de incentivos à cobrança de dívidas

Mário Cruz / Lusa Os trabalhadores da Segurança Social vão receber 1,5 milhões de euros de incentivos à cobrança de…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

14 − eleven =

Lost your password?