Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Reading: Serviços de saúde recebem 192 queixas por dia
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - País - Serviços de saúde recebem 192 queixas por dia

País

Serviços de saúde recebem 192 queixas por dia

Redação
Last updated: 20 Abril, 2018 17:03
Redação
Share
SHARE

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 70.111 reclamações em 2017, um crescimento de 18,4% face ao ano anterior.

No ano passado, o número de reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) aumentaram em 18,4% em comparação com 2016 enquanto que o número de elogios sofreu um decréscimo.

A ERS recebeu no ano passado 70.111 reclamações relativas a prestadores de saúde, públicos ou privados. Em média, a insatisfação com os prestadores de cuidados originou 192 queixas diárias, uma acréscimo em relação a 2016, quando a ERS recebeu 59.224 reclamações.

A informação consta do Relatório de Atividades e Gestão 2017 da ERS, entregue este mês no Parlamento e citado pelo Público. Segundo este documento, os temas que originaram mais queixas são os mesmo do ano anterior: procedimentos administrativos (20,3%), tempos de espera (19,5%) e questões relacionadas com a focalização no utente (17,0%).

A maior parte dos processos terminados no ano passado não precisou de intervenção adicional, mas em 3,8% das situações a análise continuou, quer através de novos processos de avaliação quer através de inquéritos ou ações de fiscalização. Ainda assim, menos de 1% das reclamações “foram objeto de encaminhamento externo”.

Das mais de 32 mil reclamações registadas no primeiro semestre de 2017, 70,5% eram dirigidas a prestadores públicos. Ainda assim, foram também as entidades públicas que receberam a maior parte dos elogios nos primeiros seis meses do ano.

O relatório não permite saber se esta tendência se manteve no resto do ano, mas mostra que o número total de elogios em 2017 desceu em comparação com o período homólogo, passando de 9438 para 8908.

Segundo o jornal, os utentes também parecem querer estar mais informados sobre os seus direitos. No ano passado, a ERS respondeu a 728 pedidos de informação por escrito, quando em 2015 e 2016 estes não chegaram aos 300 em cada um dos anos.

“Como sei que sou isento do pagamento de taxas moderadoras?”, “Tenho uma cirurgia marcada num hospital público, qual o tempo de espera para realização da mesma?”, “Não tenho médico de família, como obter uma consulta no centro de saúde?” e “Como efetuar uma reclamação?” são exemplos de perguntas colocadas à ERS.

Em relação às perguntas por chamada telefónica, registou-se um aumento de 8% (3838 chamadas) em relação a 2016.

Durante o ano passado, a ERS efetuou um total de 650 fiscalizações, com a maioria a terminar em arquivamento, dos quais 162 juntavam uma proposta de abertura de processo de contra-ordenação. Em nove dos processos foi também aplicada a medida cautelar de suspensão da atividade.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueNacionalsaúdeSNS
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Agenda: Jantar Comemorativo da Revolução de Abril
Next Article Penafiel: Joaquim Machado conquistou 5º lugar na estreia do Campeonato de Portugal de Ralicross
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 × 3 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Variante à EN 222: lançado concurso para conclusão dos 8,8 km em falta

A empreitada, promovida pela Infraestruturas de Portugal (IP), representa um investimento base de 78,5 milhões de euros e tem como…

GNR DETETA DOIS INDIVÍDUOS POR ROUBO E RECEPTAÇÃO EM PENAFIEL

O Comando Territorial do Porto, por intermédio do Núcleo de Investigação Criminal…

Últimos dias para cadastro na Penafiel Run’25

A Prefeitura de Penafiel recorda que estão disponíveis até o próximo dia…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Lisboa vai acabar com taxa turística das chegadas por aeroporto e cruzeiros

(CC0/PD) pxhere A Câmara de Lisboa vai extinguir a taxa turística relativa às chegadas por via aérea e marítima, que…

Por cada 100 casos de Covid-19 em Itália, Portugal já está a ter sete

(CC0) coyot / Pixabay Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública aponta para um cenário grave: “Estamos no mesmo…

O império de Jamie Oliver colapsou. Há mais de mil empregos em risco

supper men / Flickr A cadeia de restaurantes do chef britânico Jamie Oliver entrou em insolvência, deixando mais de 1000…

Tribunal arresta Monte Palace, o hotel de Joe Berardo no Funchal

Tobias Schiller / Flickr Depois de duas casas em Lisboa, o empresário madeirense Joe Berardo vê agora ser arrestado o…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

twenty + twelve =

Lost your password?