O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, assinou, nesta sexta-feira (23 de maio), o auto de consignação da obra do futuro Parque Urbano de Gandra. A empreitada representa um investimento total de 1.872.872,93 euros, sendo que 1.504.934,90 euros são financiados pelo programa NORTE 2030, com IVA incluído.
Com uma área de 25.335 metros quadrados, o novo espaço estará localizado nas imediações da Igreja Paroquial de S. Miguel de Gandra e será equipado com uma ampla zona infantil, que visa promover o bem-estar das crianças em contato com a natureza.
O projeto prevê ainda várias infraestruturas dedicadas ao desporto e lazer, incluindo um campo de petanca, um skatepark, um campo de futebol em relva sintética e um campo de basquetebol com dimensões oficiais, preparado para receber eventos, como jogos de basquetebol 3×3. O parque contará também com equipamentos de atividade física ao ar livre e um edifício de apoio com balneários e instalações sanitárias.
Além disso, o espaço integrará uma zona de merendas, percursos pedonais e para atividade física, bem como uma ciclovia. Estão previstos ainda lugares de estacionamento, incluindo espaços destinados a motociclos e bicicletas.
As obras terão início ainda em maio, com execução a cargo da empresa Caridades S.A. e prazo estimado de 480 dias.
A cerimônia de assinatura do contrato contou com a presença da presidente da Junta de Freguesia de Gandra, Sílvia Sá Pinto, que destacou a importância do projeto para a promoção do bem-estar, da saúde e do lazer da comunidade local.