Logo paivense
Logo paivense

Passos Coelho vai ser professor catedrático na Universidade Lusíada

Pedro Passos Coelho, antigo primeiro-ministro, vai regressar à universidade Lusíada, onde se licenciou em Economia, para dar aulas com o estatuto de professor catedrático convidado.

A notícia, avançada pelo Jornal de Negócios, conta que Passos Coelho será professor do curso de Economia durante o próximo ano letivo, função que acumulará com com as aulas de Administração Pública e Economia no Instituo Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).

O antigo primeiro-ministro vai lecionar na licenciatura de Economia, sendo titular de duas cadeiras: Economia Política (1.º semestre) e Política Económica (2.º semestre).

O ex-líder social-democrata dará aulas na categoria de professor convidado catedrático, que atribui uma equiparação salarial à de professor catedrático – representa o topo da carreira docente no no ensino universitário.

Afonso d’Oliveira Martins, reitor das Universidades Lusíada de Lisboa e do Porto, justificou o valor do salário, em declarações ao diário, com a necessidade de a Universidade Lusíada adequar a condição de Passos Coelho na instituição à categoria atribuída pelo ISCSP.

“Não faz sentido atribuir categorias diferentes em instituições diferentes e a categoria atribuída é perfeitamente adequada uma vez que se trata de um ex-primeiro-ministro”, salientou o reitor da Lusíada.

Acrescentando ainda que a integração de Passos Coelho no corpo docente da instituição de ensino é uma “mais-valia para a formação dos alunos por se tratar de alguém com experiência pública na área de economia”. O antigo primeiro-ministro tem “um conhecimento ímpar daquilo que é a política europeia”, rematou.

No ISCPS também leciona José Seguro, antigo líder do PS, onde dá aulas de Administração Pública a alunos de Mestrado e Doutoramento.

Fonte: ZAP