Logo paivense
Logo paivense

Penafiel recebe 22ª edição do “Dia Nacional do Motociclista”

O município de Penafiel recebe e comemora a 22ª edição do “Dia Nacional do Motociclista”, no mesmo ano em que o Moto-Clube Vale do Sousa assinalada 30 anos de existência. As comemorações decorrem nos próximos dias 6, 7 e 8 de abril, numa organização da Federação Motociclismo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e do Moto-Clube Vale do Sousa.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “o “Dia Nacional do Motociclista” vai trazer a Penafiel motociclistas de todo o país e do estrangeiro. Esta iniciativa faz parte da nossa estratégia de atrair grandes eventos para o Concelho de Penafiel. Durante este fim-de-semana, Penafiel vai receber o espirito e a alegria de dezenas de milhares de motociclistas, que terão a oportunidade de conhecer o território, o património, a gastronomia e a hospitalidade dos penafidelenses”.

dia nacional do motociclista (6)

Do programa oficial constam várias atuações de grupos de música, com “The Step” e “Galandum Galundaina”, no dia 6, e no dia 7, com “Rock Luso” e “GNR”.

Para o presidente do Moto Clube do Vale do Sousa, Fernando Gomes, este é um dia importante no calendário anual do motociclismo em Portugal. “E esta 22.ª edição, aqui em Penafiel, vai ser ainda mais especial, com o 30º aniversário do Moto Clube do Vale do Sousa”, disse.

dia nacional do motociclista (3)

No domingo, o dia oficial das comemorações, os representantes dos Moto Clubes e Grupos de Motociclistas, serão recebidos no Museu Municipal de Penafiel, às 11h, para uma visita guiada à descoberta do património e das tradições do território penafidelense.

A partir das 14h, os representantes dos Moto Clubes e Grupos de Motociclistas, com os respectivos estandartes e bandeiras de clubes, saem em cortejo, da igreja do Sameiro, em direcção ao campo da feira, onde decorrerá, às 15h, a sessão solene, culminando na tradicional bênção de motos e capacetes. A procissão até ao local da sessão solene, no campo da feira, incorpora o andor de S. Rafael, padroeiro dos motociclistas, e o andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel.

dia nacional do motociclista (4)

Recorde-se que as celebrações oficiais do “Dia Nacional do Motociclista” realizaram-se pela primeira vez no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, em 1997, tendo percorrido, anos após ano, as principais cidades do país.

dia nacional do motociclista (2)

Fonte: A Verdade