Início Penafiel Penafiel: 83 enfermeiros a menos no Hospital Padre Américo coloca “em risco...

Penafiel: 83 enfermeiros a menos no Hospital Padre Américo coloca “em risco a vida das pessoas”

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) necessita de 83 enfermeiros e, desde setembro do ano passado, que o conselho de administração está a tentar contratar, pelo menos, 25 profissionais para satisfazer as carências mais urgentes. No entanto, o Governo tem recusado sucessivamente autorizar mais contratações.

O caso foi denunciado pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, durante a uma visita feita, no início desta semana, à unidade de Penafiel. Para a responsável, esta decisão vai causar o caos, sobretudo no serviço de Urgência do Hospital Padre Américo, e coloca “em risco a vida das pessoas”.

chts enfermagem (3)

“O CHTS tem uma situação muito grave. O Ministério da Saúde diz que atingiu a cota de funcionários e, indiscriminadamente, sem se importar se são médicos, enfermeiros ou outros, não autoriza a contratação de mais enfermeiros”, afirmou a bastonária à entrada de uma reunião com a administração do CHTS. Nessa ocasião, Ana Rita Cavaco também lembrou a situação “vivida na Urgência há alguns meses” e antecipou problemas maiores com a chegada das férias de verão e da aplicação das 35 horas de trabalho semanais até julho. “Não percebemos como é que se pode gerir um hospital, e neste caso a Ordem está solidária com o conselho de administração, sem haver autorização para a contratação de enfermeiros”, alegou.

Ainda em Penafiel, a bastonária defendeu que “o Governo põe as finanças à frente das pessoas, exceto no caso dos bancos”. “Ainda agora vimos mais recapitalizações e mais perdões de dívida a clubes de futebol, mas para a saúde não há dinheiro”, justificou.

chts enfermagem (1)

Fonte: A Verdade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

thirteen − twelve =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.