A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, na quarta-feira, 14 de janeiro, um homem de 58 anos suspeito da prática de crimes de roubo e furto a idosos junto de caixas multibanco, em Penafiel e em vários concelhos do distrito de Aveiro.
De acordo com a GNR, o indivíduo atuava sobretudo junto de vítimas particularmente vulneráveis, com idades compreendidas entre os 65 e os 83 anos, abordando-as nas imediações dos terminais multibanco com o intuito de se apropriar do dinheiro. Em algumas situações, o suspeito terá recorrido ao uso de força física para consumar os crimes.
As ocorrências foram registadas em diversos concelhos, com destaque para Penafiel, estendendo-se também a Aveiro, São João da Madeira, Anadia e Vale de Cambra.
No decurso da investigação, os militares da GNR realizaram duas buscas — uma domiciliária e outra a uma viatura — que permitiram a recuperação de 778 euros em numerário.
O suspeito permanece detido e será presente às autoridades judiciárias competentes para aplicação das respetivas medidas de coação.


