A Ordem dos Farmacêuticos (OF) reuniu-se na segunda-feira (15) com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa, no Hospital Padre Américo, em Penafiel.
O encontro contou com a presença de José Luís Gaspar, presidente do Conselho de Administração, Pedro Mendes, vogal, Filipa Carneiro, diretora clínica dos cuidados hospitalares, e Rita Araújo, diretora dos Serviços Farmacêuticos. Pela OF participaram o bastonário, Helder Mota Filipe, o secretário-geral, Ricardo Santos, e a secretária-técnica dos Assuntos Profissionais, Catarina Ruivo.
A reunião abordou preocupações ligadas à atividade farmacêutica na ULS, nomeadamente a insuficiência de recursos humanos e materiais. Desde 2024, a OF recebeu 12 declarações de exclusão de responsabilidade de farmacêuticos em funções, apontando riscos à qualidade e segurança dos cuidados.
O Conselho de Administração reconheceu as dificuldades e apresentou projetos em preparação para melhorar as condições dos serviços farmacêuticos. Foi ainda feito um balanço da implementação da Residência Farmacêutica — programa de quatro anos que promove a especialização em áreas como Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar e Genética Humana. Atualmente, a ULS do Tâmega e Sousa acolhe quatro farmacêuticos residentes em Farmácia Hospitalar.
A Ordem dos Farmacêuticos assegurou que continuará a acompanhar as medidas anunciadas e a manter o diálogo institucional em defesa da profissão e da qualidade dos cuidados prestados à população.