Logo paivense
Logo paivense

Plano de desconfinamento será apresentado dia 11 de março

O primeiro-ministro António Costa anunciou nessa sexta-feira que o governo apresentará um plano de desconfinamento gradual da população no próximo dia 11 de março. Mas as medidas só poderão ser iniciadas quando os números da pandemia estiverem melhores.

O chefe do governo falou sobre o assunto após a reunião de ministros, em que ficou decidido ampliar as regras vigentes por mais 15 dias no país, que está em confinamento desde o dia 15 de janeiro.

Segundo Costa, este processo “será gradual e estará guiado por critérios objetivos”. De início, o governo deve permitir o retorno de aulas presenciais, que foram as últimas atividades a serem paralisadas, uma semana após o confinamento geral.

Além disso, o primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas para conter o vírus tiveram os efeitos esperados, mas, ele também definiu a recuperação como “relativa”. “Ainda estamos longe de nos comparar com a situação de quanto iniciamos o desconfinamento da primeira onda, em 4 de maio, e de quanto declaramos o estado de emergência, em setembro”.