
Portugal pretende apresentar a primeira versão do seu plano estratégico agrícola no início do próximo semestre, disse a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
O plano estratégico não pode perder de vista que “temos que garantir a viabilidade das explorações agrícolas, temos que promover o desenvolvimento rural e temos que trazer para esta transição e para este modelo todas e todos. Ninguém pode ficar para trás”, sublinhou.
Com base neste rascunho, Portugal quer “utilizar o ano de 2021 para concluir a versão final do plano estratégico”.O calendário do Governo prevê ainda que em 2022 sejam resolvidas “questões que eventualmente fiquem ainda em aberto” e o plano seja apresentado aos agricultores e aos produtores.A partir de janeiro de 2023, o plano estará plenamente implementado, como previsto no calendário da nova Política Agrícola Comum (PAC), salientou.