Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Rio quer punir quem causou “prejuízos significativos” e decidiu pôr em tribunal os candidatos do partido às últimas eleições autárquicas que tenham ultrapassado os orçamentos previstos para as campanhas.

A secretaria-geral do PSD explicou ao jornal i que o objetivo é levar os candidatos às eleições autárquicas de 2017 a “responsabilizarem-se por despesas cujos montantes não tenham sido previamente autorizados pela direção nacional”.

“O PSD responsabilizará apenas e só aqueles que, tendo provocado prejuízos significativos ao partido, não tenham salvaguardado o pagamento de despesas da campanha autárquica nem queiram assumir as suas responsabilidades”, explicou a secretaria-geral, sublinhando que o partido só irá assumir a despesa autárquica que tenha autorizado.

O jornal adianta que, para já, só deu entrada na justiça uma ação apresentada esta quarta-feira, no Tribunal de Castelo Branco, que visa imputar ao candidato do PSD à Câmara Municipal da Covilhã, Marco Baptista, despesas de 87.066 euros. Ainda assim, o partido admite que “outras situações estão a ser analisadas”.

Segundo o matutino, os cerca de 87 mil euros coincidem com “a diferença entre o que foi gasto e o que estava previsto ser gasto”. Fontes políticas locais adiantaram ainda que o objetivo de Rui Rio será, por um lado, “responsabilizar os candidatos que não tenham cumprido as regras de orçamentação das campanhas, que eram bastante claras”.

Por outro lado, o social-democrata quer também que o recurso a tribunal sirva como “medida pedagógica e exemplar” para que a mesma situação não se repita no futuro, exigindo, assim, um maior rigor nas contas.

“Em consequência, o PSD já foi alvo de injunções”, é referido na nota enviada ao jornal, destacando ainda que o partido viu o “seu bom nome posto em causa, por responsabilidade que não é sua, mas de outros”.

O caso Marco Baptista foi também apresentado ao Conselho Nacional de Jurisdição Nacional, que o irá apreciar “em termos disciplinares”.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eight + nineteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.