Início Agenda Turismo do Porto e Norte de Portugal vence “Prémio Internacionalização” no Xantar...

Turismo do Porto e Norte de Portugal vence “Prémio Internacionalização” no Xantar 2019

Distinção na Galiza reforça papel do Turismo do Norte em Espanha. A Xantar, que este ano teve como Destino convidado o Brasil, é a única feira internacional de Turismo Gastronómico reconhecida no calendário oficial de Feiras Comerciais Internacionais Espanholas.

COMPARTILHAR

A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) acaba de ser distinguida com o Prémio Internacionalização – Melhor Ação Promocional em matéria de Turismo. Esta distinção teve lugar este fim-de-semana, em Ourense, durante a “Xantar 2019 – Salón Internacional de Turismo Gastronómico”, a mais prestigiada feira internacional de Turismo Gastronómico que se realiza em Espanha.

No seu primeiro ato público internacional e já como Presidente empossado, Luís Pedro Martins transmitiu que “a estreia da nova Comissão Executiva da TPNP não poderia ter sido melhor. Este reconhecimento conquistado para a TPNP, é o resultado do grande empenho e dinâmica dos Municípios, agentes económicos e colaboradores da Turismo do Porto e Norte de Portugal, na edição de 2019 do Xantar”. “Obrigado por estarem tão entusiasticamente connosco, a promover um elevado número de ações enogastronómicas, desempenhando um papel fundamental para a sensibilização dos visitantes, na apreciação, degustação e interpretação dos sabores e aromas do Porto e Norte de Portugal”, destacou.

“Esta distinção é o reflexo vivo do resultado que conseguimos alcançar quando existe cooperação, espírito de responsabilidade e profissionalismo, conducente a uma promoção em escala e diferenciada do Porto e Norte de Portugal como Destino Turístico, no âmbito do qual a Gastronomia e Vinhos têm um lugar de elevado destaque”.

Ainda de acordo com Luís Pedro Martins, “esta marcante participação da Região permite consolidar parcerias luso-galaicas, direcionadas para a potenciação em rede do produto Gastronomia e Vinhos, como campo de profícua colaboração transfronteiriça e de forte afirmação da Euroregião Norte de Portugal-Galiza no contexto internacional”.

Xantar, que este ano teve como Destino convidado o Brasil, é a única feira internacional de Turismo Gastronómico reconhecida no calendário oficial de Feiras Comerciais Internacionais Espanholas. Comemorando nesta edição o seu 20.º Aniversário, converteu-se numa referência para os destinos gastronómicos mais importantes de Portugal e Espanha. Esta diferenciação atrai outros participantes internacionais, nomeadamente, países da América Latina.

Na sua intervenção Luís Pedro Martins acrescentou ainda que “podemos afirmar, sem falsas modéstias, que o sucesso do Xantar se deve também, em grande parte, à forte presença de Portugal e à qualidade dos produtos apresentados. Na verdade, estamos a fazer o que é óbvio, dar-nos a conhecer aquele que é o principal mercado turístico emissor para o Porto e Norte de Portugal, os nossos vizinhos espanhóis”.