Início Economia Portugal está numa “posição absolutamente invejável” para cumprir sonhos

Portugal está numa “posição absolutamente invejável” para cumprir sonhos

COMPARTILHAR

André Kosters / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças assume que o Governo tem que cumprir os objectivos definidos pelo PS. Num discurso com críticas aos “leilões de promessas” do PSD, Mário Centeno considera que Portugal está numa “posição absolutamente invejável” para cumprir “sonhos” e “ideais”.

Estas declarações foram feitas por Mário Centeno na Moita, durante a apresentação das linhas gerais do programa do Governo para os próximos quatro anos, e são divulgadas pela SIC Notícias.

Portugal não pode, outra vez parar projectos, parar sonhos, parar ideais“, começou por notar o ministro das Finanças, frisando que “por isso, tem de ser bem financiado e bem planeado e é preciso que encontremos os recursos financeiros para o pagar”.

Depois, virou a mira para a oposição, salientando que se falou “muito, nas últimas semanas, em desejos de eleições, em particular leilões de promessas de quem não estava de facto a pensar cumpri-las porque não era esse o objectivo com que as faziam”.

Mas no caso do PS, as promessas são para cumprir, garante Centeno. O Governo tem “a obrigação de fazer aquilo que já começamos e começamos de uma forma que nos coloca numa posição absolutamente invejável, em termos europeus, e naquilo que é a experiência recente — infelizmente, muitas vezes, não positiva — da economia portuguesa”, considera.

Na semana finda, as previsões económicas de Outono da Comissão Europeia (CE) melhoraram em três décimas a previsão de crescimento económico de Portugal para 2% em 2019. É uma décima acima do esperado pelo Governo, mantendo-se a anterior previsão de 1,7% em 2020.

A CE estima ainda que o PIB de Portugal cresça 2% este ano, acima da anterior estimativa de 1,7% divulgada em Julho e uma décima acima da previsão do Governo.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four + ten =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.