Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

António Costa admite congelar os salário no Estado em 2021. O primeiro-ministro confessa que não pode assumir o cumprimento desse objetivo devido à inflação negativa.

O primeiro-ministro admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, continuar a aumentar o salário mínimo no próximo ano e criar um rendimento excecional por causa da pandemia, mas adia a revisão dos escalões do IRS, prevista para 2021, para os orçamentos dos anos seguintes.

O Correio da Manhã escreve este domingo que o chefe do Executivo admite congelar os salários no Estado em 2021, deixando cair a promessa de um aumento de pelo menos 1%.

“Este ano, tivemos um aumento de 0,3%, tínhamos assumido o compromisso de em 2021 haver um aumento de pelo menos 1% (a inflação prevista para este ano). Neste momento a inflação é negativa, portanto posso assumir que não vamos manter esse objetivo”, disse Costa.

“Para o ano, vamos ter de reforçar o número de contratados não só no SNS como noutros serviços do Estado. Tendo de fazer opções, vamos investir mais no aumento do número de trabalhadores do que em aumentos salariais”, acrescentou, salvaguardando que “não haverá novo congelamento das progressões e promoções”.

Em declarações ao CM, o secretário-geral da Frente Comum, Sebastião Santana, diz que não se aceitará qualquer tipo de congelamento. “Vamos continuar a lutar por um aumento mínimo de 90 euros para todos, do público ou privado”, atirou o sindicalista.

O primeiro-ministro português adiantou ainda que o salário mínimo nacional vai subir menos do que os 35 euros deste ano. “Seguramente não vamos poder ter um aumento com a dimensão que tivemos no ano passado, mas desejamos um aumento”, sublinhou António Costa na entrevista ao Expresso.

“Se houver aumento do salário mínimo, isso implicará que o vencimento mínimo na função pública terá um impulso. Mas estamos numa fase prematura, o diálogo ainda não começou”, acrescentou.


Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eleven − five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.