Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Especulação imobiliária, touradas e poupança. PSD tem mais de 100 propostas para alterar o OE
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - País - Especulação imobiliária, touradas e poupança. PSD tem mais de 100 propostas para alterar o OE

PaísPolítica

Especulação imobiliária, touradas e poupança. PSD tem mais de 100 propostas para alterar o OE

Redação
Last updated: 16 Novembro, 2018 13:15
Redação
Share
SHARE

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PSD apresentou mais de 100 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019. Entre elas estão medidas para travar a especulação imobiliária.

Contents
  • Touradas e espetáculos ao ar livre com IVA a 6%
  • Impacto orçamental

Além disso, o PSD sugeriu ainda a redução do IVA para espetáculos e até produtos de poupança. O partido garante que, caso todas as propostas fossem aprovadas, não haveria agravamento do défice orçamental.

O PSD propõe, “em sede de IRS, diferenciar a tributação das mais-valias imobiliárias em função da duração da titularidade do imóvel“, lê-se no documento que compila as propostas de alteração, citado pelo Eco.

O objetivo será beneficiar as famílias que ficam com casa no património durante mais tempo. Se ficarem com um imóvel mais do que 15 anos terão uma redução das mais-valias em IRS, e, acima dos 30 anos, a proposta prevê a isenção de qualquer tributação.

Rui Rio já tinha expressado a possibilidade de o partido apresentar uma proposta neste sentido. A medida mantém “plena aplicabilidade das isenções nos casos de reinvestimento e de habitação própria e permanente”.

Já para as empresas, a proposta é completamente o inverso. Para as entidades que exerçam atividade de compra e venda de imóveis, “o objetivo é vender a mercadoria, por isso se vender no espaço inferior a um ano a isenção permanece”, explica Duarte Pacheco. Já se retiver acima de três anos, paga a mais-valia na totalidade.

Touradas e espetáculos ao ar livre com IVA a 6%

Relativamente à redução do IVA nos espetáculos culturais para 6%, António Leitão Amaro refere que são feitas “discriminações sérias e incompreensíveis” aos espetáculos que não estão incluídos na proposta, como aqueles ao ar livre e também as touradas, depois de o PS ter anunciado esta quinta-feira que vai apresentar uma proposta de alteração para incluir a tauromaquia nos espetáculos que terão redução do IVA.

“Se há uma decisão de redução do IVA, que se aplique a todas as atividades culturais”, aponta o vice-presidente da bancada. “Não há justificação para perseguir ou discriminar as touradas”, afirma.

António Costa “veio desdenhar e usar expressões pouco coerentes”, para uma pessoa que há alguns anos ia a atividades tauromáquicas e saudava pessoas dessas artes, aponta António Leitão Amaro.

Impacto orçamental

Outra proposta que mereceu destaque foi a intenção de desenvolver um novo produto de poupança individual para a reforma, com benefícios na poupança fiscal.

“Na calibração do conjunto de medidas, a primeira preocupação foi que fossem neutras do ponto de vista orçamental“, explica Joaquim Sarmento. Algumas das propostas que os social-democratas realçam são a eliminação da taxa municipal sobre proteção civil, a revogação do adicional sobre o imposto dos combustíveis e que não sejam agravados os impostos.

Para o PSD, a proposta para o Orçamento apresentada pelo Governo não é boa, “porque tem carga fiscal máxima, para depois dar serviços públicos mínimos”. As alterações propostas preveem assim também a realocação de alguns montantes alocados. A lista de medidas são apresentadas como correções a “injustiças orçamentais”.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueGovernoNacionalorçamentopolíticaPSD
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article PS trava subida do AIMI e descida do IMI
Next Article Dirigente do PAN investigada por ligação a grupo “terrorista” de defesa dos animais
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

11 − three =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

RAMINHOS SOBE AO PALCO EM PENAFIEL A 7 DE FEVEREIRO

O município de Penafiel prepara-se para acolher uma noite de muita animação com o comediante António Raminhos, que se apresenta…

FESTIVAL ITINERARTE É REVELADO ESTE DOMINGO EM CASTELO DE PAIVA

O Festival ItinerARTE será apresentado ao público este domingo, 1 de fevereiro,…

Obras públicas registam forte crescimento em 2025

Concursos lançados ultrapassam os 10 mil milhões de euros e contratos celebrados…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Autópsia confirma que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte

Mario Cruz / Lusa A autópsia realizada a Pedro Queiroz Pereira confirma que terá sido um ataque cardíaco que fez…

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

Andrew Neel / Pexels A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet…

Governo admite soluções para retoma da diversão noturna

Isabella Mendes / Pexels Jamila Madeira garante que o Governo está a estudar soluções para a retoma dos negócios da…

22% das vagas para jovens médicos de família ficaram por preencher

(CC0/PD) jennycepeda / Pixabay Mais de um quinto (22%) das vagas a concurso para a colocação recém-especialistas em medicina geral…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

nine + six =

Lost your password?