Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Governo e sindicatos da saúde chegam a acordo
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - País - Governo e sindicatos da saúde chegam a acordo

PaísPolítica

Governo e sindicatos da saúde chegam a acordo

Redação
Last updated: 5 Maio, 2018 9:34
Redação
Share
SHARE

O Governo chegou, esta sexta-feira, a acordo com os sindicatos que representam os trabalhadores de saúde das carreiras gerais, anunciou à Lusa o ministro da Saúde.

O acordo acontece um dia depois de os trabalhadores da saúde, com exceção dos médicos e dos enfermeiros, terem realizado uma greve de dois dias esta semana para reivindicar a aplicação do regime de 35 horas de trabalho semanais para todos os trabalhadores, progressões na carreira e o pagamento de horas extraordinárias vencidas e não liquidadas.

“É um dos acordos mais relevantes, inédito e histórico no setor da saúde”, disse o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Contactado pela Lusa, o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap), José Abraão, explicou que o acordo implica o estabelecimento, a partir de janeiro, de um horário de 35 horas semanais para todos os trabalhadores e a possibilidade de progredir na carreira.

“Chegamos a um acordo importante ao fim de sete anos de negociação que contempla as 35 horas de trabalho semanais para todos os trabalhadores a partir de janeiro e o direito à carreira e nela progredir”, adiantou José Abraão.

O dirigente sindical adiantou que foi aberta pelo Governo socialista uma “janela de oportunidade” para negociar que permitiu chegar a “este entendimento que vai beneficiar cerca de 20 mil trabalhadores” e “põe termo” a muitos anos de “discriminação e injustiças”.

O acordo alcançado esta sexta-feira, numa reunião entre os sindicatos e a secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, afasta a possibilidade de os trabalhadores da saúde voltarem a fazer greve ainda este mês como tinham anunciado na quinta-feira os sindicalistas.

A adesão à greve dos trabalhadores do setor público da saúde rondou os 80%, tendo fechado blocos operatórios, centros de saúde e serviços e afetando o normal funcionamento das urgências e consultas, segundo o sindicato.

“Foi uma luta que valeu a pena porque o importante era que estes trabalhadores tivessem os mesmos direitos que os outros”, concluiu José Abraão.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueGovernoNacionalpolíticasaúdeSNS
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Viatura levanta carrinha na N222 sentido Castelo de Paiva
Next Article 19 alunos do concelho participam na 14ª edição da Universidade Júnior
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 − sixteen =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Tragédia no NorteShopping: mulher de cerca de 30 anos perde a vida após queda entre pisos

Caso está a ser tratado pelas autoridades como suspeita de suicídio

Cinfães: Intempérie dita encerramento total da C.M. 1008 em Fornelos por período indeterminado

O Município de Cinfães comunicou a interdição total ao trânsito da estrada…

Castelo de Paiva: Derrocada de muro e talude leva ao encerramento de duas vias em Fornos

A Junta de Freguesia de Fornos, no concelho de Castelo de Paiva,…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Portugal com mais 19 mortes e 564 novos casos de covid-19

Portugal conta com mais 19 mortes e 564 novos casos de covid-19 no último dia. Desde o início da pandemia,…

Submarino português Arpão em missão secreta contra imigração ilegal

portugal.gov O submarino português Arpão estará até agosto no mar Mediterrâneo, e uma das suas missões é ajudar a identificar,…

Tempestade nos hospitais: lei das 35 horas ameaça fechar serviços

Mário Cruz / Lusa Além da época de férias e greves às horas extraordinárias, entra em vigor, a partir de…

Pinto da Costa ouvido no caso dos emails do Benfica

Estela Silva / Lusa O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa O presidente do FC Porto, Pinto…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

3 × 3 =

Lost your password?