Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: No seu último OE, Centeno vai fazer um “brilharete” com orçamento “histórico”
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - País - No seu último OE, Centeno vai fazer um “brilharete” com orçamento “histórico”

PaísPolítica

No seu último OE, Centeno vai fazer um “brilharete” com orçamento “histórico”

Redação
Last updated: 17 Setembro, 2018 11:15
Redação
Share
SHARE

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

No seu habitual comentário semanal, Luís Marques Mendes revelou que no Orçamento de Estado para 2019 o governo vai apontar para um défice de 0,2% – um valor “histórico” naquele que será o “último orçamento de Mário Centeno”.

“O valor do défice que constará do OE será 0,2% do PIB – o que já é, tecnicamente, um défice zero – mas, ao longo de 2019, o mais provável é que chegue mesmo a zero ou que o ano termine com um ligeiro excedente orçamental”, notou o antigo líder do PSD no seu espaço de comentário na SIC.

Marques Mendes sublinhou que, na prática, este é “um orçamento de défice zero”, considerando este valor “histórico”, uma vez que em “44 anos de democracia nunca tivermos um défice zero”, sustentou.

A confirmar-se o valor, Mário Centeno fará um “brilharete”, defendeu o comentador, explicando que estes números beneficiam António Costa. “É muito difícil criticar um Orçamento com défice zero, algo que foi sempre defendido pelo PSD e CDS”, explicou.

Apesar de frisar os bons resultados do Ministro das Finanças, Marques Mendes revelou que este será o último ano de Mário Centeno à frente da pasta das Finanças. Segundo o comentador, Centeno já estará a preparar uma carreira internacional.

“[Centeno] não ficará no próximo governo”, antecipou Marques Mendes.

O ministro das Finanças “quer sair [do governo] ficando na história como o único que em democracia conseguiu um orçamento de défice zero ou até com excedente orçamental”, considerou, revelando que Centeno aspira aos cargos de Comissário Europeu ou de presidente do Fundo Monetário Europeu – instituição ainda não criada.

O conselheiro político considerou ainda que o Orçamento de Estado para 2019 será “eleitoralista, em particular nas pensões, nos impostos, na energia, nos passes sociais e em vários outros domínios”.

Já no passado mês de abril, Marques Mendes afirmou que Centeno não queria voltar a ser ministro das Finanças, tendo como objetivo cargos europeus.

“Taxa Robles” foi um tiro no pé

O antigo presidente do PSD abordou ainda a polémica em torno da apelidada “taxa Robles” sobre a especulação imobiliária, considerando que a mesma só beneficiou o CDS-PP e uma possível maioria do PS.

“Rui Rio deu um tiro no pé com a questão da Taxa Robles”, disse o comentador político, afirmando que o imposto em causa pode levar à fuga do eleitorado para CDS-PP, da mesma forma que a proposta do BE pode contribuir para uma maioria socialista.

Para Marques Mendes, as declarações de Rio foram precipitadas. “Rio foi precipitado. Apela à estabilidade mas depois esquece-se da estabilidade quando lhe põem um microfone à frente. E fala de Orçamento quando disse que não o faria”, criticou.

No final de toda a polémica, o PS e o CDS-PP foram os principais beneficiados: “Foi uma grande semana para o PS e para o CDS. O PS deu mais um passo rumo à maioria absoluta, porque a classe média assusta-se com estas propostas do Bloco de Esquerda e com a hipótese de o partido ir para o governo e prefere votar no Partido Socialista. E para o CDS porque os descontentes preferem não votar no PSD”, disse.

Marques Mendes insistiu, uma vez mais, na recondução da Procuradora Geral da República. Joana Marques Vidal deve ser reconduzida uma vez que “teve um mandato considerado positivo e porque a generalidade dos partidos já se expressaram favoravelmente, quer em relação à recondução, ou por considerarem que fez um bom trabalho”, rematou.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueMarques MendesNacionalorçamentopolíticaPSD
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Ministro da Educação diz que Governo “não enganou os docentes”
Next Article Centenas de plenários e funcionários em falta marcam o regresso às aulas
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen − 18 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Tendais acolhe 1.º Fim de Semana Gastronómico com música e sabores regionais em fevereiro

A Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais promove o 1.º Fim de Semana Gastronómico, sob a designação…

Castelo de Paiva: Festival da Sopa Seca de Pedorido transferido para o Salão da Junta devido à chuva

Face às previsões de precipitação para amanhã, 17 de fevereiro, o Festival…

O mau tempo obriga ao adiamento do “Enterro do Entrudo” em Pedorido para o próximo sábado

O Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido comunicou o adiamento da…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Houve caneladas, lentilhas e até deu para pintar as unhas no debate do Orçamento

Mário Cruz / Lusa O Parlamento aprova, nesta terça-feira, na generalidade a proposta do Governo para o Orçamento de Estado…

Tem mais um dia para entregar o IRS. Prazo acaba no dia 1 de junho

(CC0/PD) picjumbo / pixabay Quinta-feira é feriado. Por esse motivo, o prazo de entrega do IRS vai estender-se até dia…

Físicos acabam de criar o mais rápido objeto giratório de sempre

Mete Atature O rotor mais rápido do mundo faz 60 mil milhões de rotações por minuto, sendo 100 mil vezes…

Captado pela primeira vez o ciclo de vida completo de uma erupção solar

ortesia Mark Cheung, Lockheed Martin e Matthias Rempel, NCAR Esta visualização é uma animação da proeminência solar modelada no novo…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

nineteen − 7 =

Lost your password?