Uma operação policial realizada no distrito do Porto resultou no cumprimento de 12 mandados de detenção e na realização de oito buscas domiciliárias. A ação permitiu a apreensão de três armas de fogo, 12 armas brancas, 64 munições, 11 telemóveis e uma nota falsa.
De acordo com as autoridades, todos os detidos possuem antecedentes criminais relacionados com ilícitos da mesma natureza. Os suspeitos serão presentes ao Tribunal de Instrução do Porto, onde lhes serão aplicadas as medidas de coação consideradas adequadas.
A operação contou com o reforço dos militares dos Postos Territoriais de Valongo, Trofa e Vila das Aves, além do apoio dos Núcleos de Investigação Criminal (NIC) de Felgueiras, Penafiel, Amarante e Porto. Participaram ainda o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Santo Tirso e Porto, a Secção de Informação e Investigação Criminal do Porto, os Núcleos de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) do Porto e Penafiel, o Destacamento de Intervenção do Porto e o Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) de Penafiel, da Unidade de Intervenção (UI). A operação teve também o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Segundo a GNR, a ação demonstra a articulação entre diferentes unidades policiais e o empenho no combate e prevenção de crimes violentos na região.