A seleção portuguesa sub-17 sagrou-se, este domingo, campeã da Europa, ao derrotar a França por 3-0 na final da competição, realizada na Arena Kombëtare, em Tirana, Albânia. Esta é a segunda vez consecutiva que Portugal chega à final do torneio, conquistando agora o troféu pela sétima vez na sua história, após os triunfos em 1989, 1995, 1996, 2000, 2003 e 2016 (sub-16 até 2021).
Sob a orientação do treinador Bino, a equipa das Quinas dominou o encontro decisivo, com golos de Anísio Cabral (30’), Duarte Cunha (38’) e Gil Neves (60’), confirmando a superioridade nacional. Rafael Quintas, capitão da seleção, ergueu o troféu e foi ainda distinguido como o melhor jogador do torneio.
Este título europeu sub-17 representa a primeira conquista para Pedro Proença enquanto presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Proença destacou a importância desta vitória para o futuro do futebol português:
“Somos Campeões da Europa! Na Albânia, Portugal voltou a mostrar toda a sua força e qualidade. Um grupo notável de jogadores, suportado por uma equipa técnica e uma estrutura inexcedível, elevaram o nome de Portugal até à glória final. E mostraram ao mundo que o futuro do Futebol Português está assegurado. O Talento está no nosso ADN!”, sublinhou o líder da FPF, que esteve presente em Tirana para assistir à final.
A conquista sublinha a excelência da formação portuguesa e reforça a promessa de um futuro brilhante para o futebol nacional.