Logo paivense
Logo paivense

Professores marcam nova greve para outubro

João Relvas / Lusa

A nova greve dos professores será realizada na primeira semana de outubro. O pré-aviso chega ao Ministério da Educação esta sexta-feira.

Segundo o Expresso, os professores vão convocar uma nova greve para a primeira semana de outubro. Em comunicado, divulgado esta quarta-feira, os sindicatos confirmaram que vão entregar, esta sexta-feira, o pré-aviso no Ministério da Educação.

“Os professores e educadores exigem que o Governo honre o compromisso que assumiu, cumpra a lei e respeite a Assembleia da República, ou seja, negoceie o prazo e o modo de recuperar todo o tempo de serviço que cumpriram”, lê-se na nota, citada pelo jornal.

“Até agora, porém, o Governo, de forma intransigente, tem recusado contabilizar os 9 anos, 4 meses e 2 dias de atividade desenvolvida pelos docentes nos períodos de congelamento das carreiras e ameaça não só apagar mais de 6,5 anos (70%) desse tempo, como adiar para próximas Legislaturas a concretização de qualquer medida que possa tomar, abrindo portas à liquidação da carreira docente”, continuam.

“Face à incapacidade do Governo e, em particular, do Ministério da Educação em honrar o compromisso que assumiu, cumprir a lei, respeitar a Assembleia da República e tomar medidas que deem um efetivo combate aos problemas das escolas e dos seus profissionais, as organizações sindicais de docentes decidiram avançar para a greve na primeira semana de outubro”.

Fonte: ZAP