• Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
  • Login
Paivense
  • Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
Paivense
No Result
View All Result
Home País

“PS já ganhou eleições de 2019. Mas sem maioria, corre risco de cair em 2021”

3 de Dezembro de 2018
Reading Time: 3 mins read
A A
0
“PS já ganhou eleições de 2019. Mas sem maioria, corre risco de cair em 2021”
Share on FacebookShare on Twitter

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

O PS já ganhou as próximas eleições legislativas. Só falta saber se vai ser ou não com maioria absoluta. Quem o diz é Marques Mendes que avisa já António Costa que um segundo Governo “sem maioria absoluta”, “corre o risco de cair no fim de 2021”.

Durante o seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes começou por falar da aprovação do Orçamento de Estado para 2019, considerando que foi “um passeio para o Governo” e “um pesadelo para a oposição”.

O ex-líder do PSD nota que Costa “aprovou o seu último Orçamento tranquilamente”, passando “a mensagem de que o país está melhor” e ainda anunciando “o pagamento da dívida ao FMI, o que fica sempre bem”.

Já por outro lado, “a oposição não consegue apresentar uma alternativa”. “Não há um português que se lembre de uma ideia, uma causa ou uma mensagem da oposição”, frisa Marques Mendes, salientando que este é “o drama do PSD e do CDS”.

Perante este cenário, Marques Mendes não duvida que o PS vai ganhar as próximas legislativas em 2019. O comentador diz que, neste momento, “a única questão que se coloca é se o PS vencerá ou não com maioria absoluta“.

“O PS tem uma oportunidade única para ter maioria absoluta”, atira o ex-líder do PSD, realçando que “tem a seu favor a economia, o apoio presidencial e o estado do PSD”.

Mas, por outro lado, o Governo de Costa “está a cometer um erro que lhe pode ser fatal”, “o erro da arrogância”, atira Marques Mendes, falado do diferendo com os professores, do caso de Borba e da “arrogância da nova Ministra da Cultura”.

Ora, esse erro pode custar ao PS a maioria absoluta nas próximas eleições. E “sem maioria absoluta, o segundo Governo de António Costa corre o risco de cair a meio do mandato”, no fim de 2021, destaca Marques Mendes.

“O Governo será mais fraco, porque não terá apoio formal de ninguém, a economia continuará a arrefecer, a contestação social vai aumentar”, sustenta o comentador, realçando que “a crise dar-se-á no final de 2021, com o Orçamento de Estado para 2022″.

A prisão de Vara no processo Face Oculta

Marques Mendes comentou ainda o processo Face Oculta e em especial a condenação a prisão de Armando Vara. Lembrando que o caso judicial “começou em 2008” e que a primeira decisão, após o julgamento, “ocorreu em Setembro de 2014”, o comentador conclui que “não é aceitável que só 4 anos depois comece a cumprir a sua pena de prisão”.

“Isto não dá credibilidade à justiça“, nota, frisando que “dá a ideia” de que “os arguidos poderosos e com dinheiro usam e abusam de todas as manobras para fugirem o mais possível à prisão e à justiça”.

Marques Mendes defende que “deveria ser ponderada a solução” de após “uma decisão de confirmação da pena em segunda instância”, o arguido “começar a cumprir a pena que lhe foi aplicada”.

“Não quero mandar ninguém para a prisão”, assegura Marques Mendes, justificando que o que deseja é que “as decisões dos tribunais se cumpram em tempo útil e não se arrastem indefinidamente no tempo”.

Fonte: ZAP

Tags: eleiçõesGovernoMarques MendesNacionalpolítica
Previous Post

Orçamento de 2020 vai entrar fora do prazo (e com impacto na receita)

Next Post

Candidatos a guardas espancados por instrutores. GNR e MAI estão a investigar

Brasil: bicentenário da independência celebrado no país e em Portugal

Brasil: bicentenário da independência celebrado no país e em Portugal

O dia 7 de setembro de 2022 marca o bicentenário da independência do Brasil e, para comemorar esta data, diversas...

Relação entre Rio de Janeiro e Portugal é analisada

Relação entre Rio de Janeiro e Portugal é analisada

A nova onda de emigração para Portugal por parte dos brasileiros, principalmente os que migram das grandes metrópoles, tem um...

“Explicar” as tradições de Viana do Castelo para os lusodescendentes

“Explicar” as tradições de Viana do Castelo para os lusodescendentes

Ígor Lopes apresentou livro sobre os bastidores da festa em honra de Nossa Senhora da Agonia O jornalista e escritor...

Tensão entre a China e Taiwan aumenta

Tensão entre a China e Taiwan aumenta

O governo chinês afirma que Taiwan é uma província da China e não excluiu a sua tomada pela força. Vários...

Presidente português esteve no Brasil para homenagear Saramago, Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Presidente português esteve no Brasil para homenagear Saramago, Gago Coutinho e Sacadura Cabral

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma visita oficial ao Brasil entre os dias 2 e 4...

CCRB promove “Dois Pratos de Conversa com” a premiada escritora Deana Barroqueiro

CCRB promove “Dois Pratos de Conversa com” a premiada escritora Deana Barroqueiro

A Câmara do Comércio da Região das Beiras (CCRB) vai realizar, no dia 23 de julho, pelas 12h, no rooftop do tradicional...

Next Post
Candidatos a guardas espancados por instrutores. GNR e MAI estão a investigar

Candidatos a guardas espancados por instrutores. GNR e MAI estão a investigar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

De Castelo de Paiva para todo Portugal

Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos

profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência

Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

  • Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
  • Login

© 2021 De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In