Logo paivense
Logo paivense

Reconstrução 3D mostra rosto de Júlio César como nunca antes visto

Rijksmuseum van Oudheden

Reconstrução 3D do rosto de Júlio César

O Imperador Romano Júlio César ganhou um novo rosto graças a uma reconstrução 3D realizada na Holanda, que o apresenta como nunca visto antes, com uma peculiar “protuberância” na cabeça.

A reconstrução 3D do rosto de Júlio César foi feita a partir de um busto do Imperador Romano que faz parte da colecção do Museu Nacional de Antiguidades da Holanda.

Retratado com olhos pretos, pele branca e falta de cabelo, o que ressalta à vista é contudo, a “protuberância maluca na cabeça”, constata o arqueólogo Tom Buijtendorp, citado pelo jornal holandês HLN.

Foi Buijtendorp quem teve a ideia para este projecto, aproveitando a divulgação do novo busto 3D de Júlio César para lançar o seu livro sobre o Imperador Romano.

O novo busto foi criado pela arqueóloga e antropologista física Maja d’Hollosy, que é especializada na reconstrução de faces, e teve por base o já referido retrato de mármore que faz parte da colecção do Museu, e as investigações de Tom Buijtendorp.

D’Hollosy também recorreu a um segundo busto de Júlio César, o chamado busto Tusculum, por ter sido encontrado nesta cidade do sul de Itália, bem como a imagens do Imperador encontradas em moedas do período romano.

O resultado final, que está em exibição no Museu em Leiden, até ao fim de Agosto, é surpreendente e mostra Júlio César com uma imagem bem diferente da que conhecíamos.

Ele cai um pouco do seu pedestal agora. Era menos heróico do que o esperado, em termos de vitórias e de aparência”, considera Buijtendorp.

O arqueólogo também refere que a peculiar forma da cabeça de Júlio César pode ter sido resultado de “um parto difícil“.

SV, ZAP //