Logo paivense
Logo paivense

Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa promove Business Sunset sobre enoturismo

Depois da cooperação empresarial, a importância do enoturismo. É este o mote do segundo Business Sunset promovido pela Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa, que terá lugar na próxima terça-feira, dia 24, às 18h00, na Quinta da Massorra, em Resende.

O património vitícola e os vinhos de qualidade, associados às vertentes ambientais, culturais e gastronómicas das regiões vitícolas, têm contribuído para a animação e diversificação da oferta turística, com impactos positivos na redução da sazonalidade e na criação de fluxos direcionados para zonas com baixa procura turística.

Sendo o Tâmega e Sousa um território de marcada tradição vitivinícola, onde é produzido mais de 50% do vinho verde da Região dos Vinhos Verdes, o enoturismo assume-se como um dos eixos estratégicos de desenvolvimento turístico da região.

Com este Business Sunset pretende-se promover uma conversa informal e descontraída em torno da temática do enoturismo, estimulando o tecido empresarial do Tâmega e Sousa para o empreendedorismo e para a competitividade e sustentabilidade nos setores de estratégicos do território.

Os Business Sunset assumem-se, assim, como uma oportunidade para a reflexão e debate de temáticas relacionadas com a gestão de micro, pequenas e médias empresas, a troca de ideias e experiências, a apresentação de boas práticas, a partilha de contactos e o estabelecimento de redes de cooperação e networking entre empresários da região e outros de referência nacional, importantes na alavancagem de novas ideias e projetos de negócio.

Os Business Sunset decorrerão ao longo dos próximos meses, em espaços informais situados no Tâmega e Sousa, e privilegiarão a discussão de temáticas como a cooperação, internacionalização, mercados de comercialização de produtos locais, empreendedorismo social, rural, tecnológico e criativo, entre outras.

Os Business Sunset surgem no alinhamento de um conjunto de ações que tem vindo a ser desenvolvido com e para os empresários e empreendedores desta região, no âmbito da Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa, sendo promovidos pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, com o apoio do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.