As autoridades de saúde disponibilizaram esta terça-feira as primeiras doses de vacina contra a covid-19, dando início a um programa de imunização global.
primeira dose foi administrada esta terça-feira num dos hospitais de uma rede espalhada por todo o país, onde a fase inicial do programa já foi apelidada de Dia-V, anunciaram as autoridades sanitárias.
A primeira pessoa do Reino Unido a receber a vacina contra a covid-19, desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer e a sua associada alemã BioNTech, foi uma mulher de 90 anos.
Margaret Keenan foi filmada enquanto lhe era administrada a vacina, por volta das 06:30, no Hospital Universitário de Coventry, no centro de Inglaterra.
Keenan, conhecida como Maggie, disse ter sido um privilégio ser a primeira a receber a vacina a poucos dias de completar 91 anos. “É o melhor presente antecipado de aniversário que podia desejar, porque significa que finalmente vou passar tempo com a minha família e amigos no ano novo, depois de ter estado sozinha na maior parte deste ano”, disse.
Maggie, que é de Enniskillen, na Irlanda do Norte, mas vive em Coventry há 60 anos, tem um filho e uma filha e quatro netos. Teve direito à vacina porque esteve internada uns dias e deverá ter alta esta quarta-feira. Dentro de 21 dias terá que tomar a segunda dose.
Maggie, que trabalhou numa joalharia, agradeceu à enfermeira May Parsons, que lhe administrou a vacina. E aconselhou todos os que puderem levar a vacina a fazerem-no.