Logo paivense
Logo paivense

Saiba quais os objetos que aumentam o risco de contrair covid-19

Segundo a direção geral de saúde (DGS), o novo coronavirus pode permanecer ativo durante dias em algumas superfícies e objetos aumentando assim o risco de contágio.

Foi estimado que esta permanência pode variar entre algumas horas a um total de seis dias. A desinfecção periódica destas superfícies e objetos com produtos apropriados e a lavagem frequente das mãos com água e sabão reduzem significativamente esta propagação.

As superfícies que apresentam maior risco são aquelas que, obviamente, tocamos com mais frequência: maçanetas de portas, interruptores de luz, telefones, tablets e teclados de computadores principalmente quando usados por várias pessoas, botões de elevadores, torneiras de lavatórios, manípulos de autoclismos, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos, brinquedos para crianças, dinheiro, entre outros.

Deve ter-se ainda uma especial atenção na desinfecção das áreas onde se confeccionam refeições para não contaminar os alimentos e, posteriormente, as áreas onde estes serão consumidos.

As instalações sanitárias são também outro local onde a limpeza e desinfecção deve ser levada muito a sério.