São muitos os doces típicos do Natal. Das rabanadas, aos sonhos, aos bolinhos de bolina, há sempre lugar na mesa também para as filhoses. Mas este ano fomos descobrir novas formas de confecionar este doce natalício e descobrimos as Filhoses em calda de laranja e canela.

A  receita é do chefe Hernâni Ermida, e o Live News comprova que é “de comer e chorar por mais”.

Para a massa, deite 500 gramas de farinha num recipiente e abra uma cavidade. Junte 80 gramas de manteiga, o sumo de uma laranja, o sal, 1 decilitro de água morna e dois ovos. Misture tudo muito bem. Trabalhe bem a massa em cima da mesa (polvilhada com farinha para não agarrar), até ficar homogénea, e faça uma bola. Após este procedimento deite-a para uma tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe a massa repousar cerca de 3 horas em local aquecido.

Volte a colocar a massa em cima da mesa. Retire pequenas porções de massa e estenda-a com o rolo, até ficar com uma espessura quase transparente. Corte a massa em quadrados (ou outro corte a gosto) e leve-a a fritar em óleo abundante, previamente aquecido, até ficar douradinha.

Até este passo, tudo parece a habitual receita de filhoses, mas o que distingue estas das demais é a calda que é pincelada após esta massa estar frita. Para tal, necessita apenas de leva ao lume um tacho com 5 decilitros de água, 400 gramas de açúcar, uma colher de café cheia canela em pó e rodelas de laranja. Ferva este preparado durante 10 minutos.

Mergulhe as filhoses, uma a uma, na calada. Retire-as, com a ajuda da escumadeira, para um prato. Deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

Faça deste Natal um Natal mais doce!

Fonte: http://www.chefermida.com/filhoses-em-calda-de-laranja-e-canela/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

three × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.