O SNS24 foi criado para ser uma solução ágil e um filtro dinâmico no acesso aos serviços de saúde, evitando as urgências hospitalares. Contudo, a realidade no terreno contraria essa promessa. Relatos de utentes apontam para tempos de espera superiores a 30 minutos para conseguir ser atendido por um profissional de saúde através da linha.
A situação cria um dilema para o cidadão: quando se procura atendimento hospitalar, os funcionários questionam a priori se foi feito o contacto com o SNS24. No entanto, o tempo de espera prolongado na linha telefónica torna essa primeira etapa impraticável em muitos casos.
O que deve o utente fazer? Esperar na linha, arriscando um agravamento do seu estado de saúde, ou dirigir-se diretamente ao hospital, onde poderá ser confrontado com perguntas sobre o contacto prévio com o SNS24? Este impasse expõe a falha na comunicação entre os dois sistemas, deixando o cidadão sem uma resposta clara para o seu problema de saúde. O SNS24, que deveria ser a porta de entrada eficiente no sistema, transforma-se, para muitos, num obstáculo.


