Início Sociedade Comunicado: Movimento de Defesa da Ponte Centenária de Pedorido

Comunicado: Movimento de Defesa da Ponte Centenária de Pedorido

O Movimento de Defesa da Ponte Centenária de Pedorido congratula-se pelo avanço da empreitada relativa à remoção da conduta do abastecimento água da Ponte Centenária de Pedorido.

Estamos certos de que, a nossa ação em prol deste objetivo deu um forte contributo para que este se concretizasse.

• Alertámos quando tivemos que alertar
  • Tivemos uma intervenção ativa junto das mais diversas entidades
  • Fomos incómodos
  • Fomos persistentes

Lutámos para que imperasse o bom senso nesta questão, pois caso contrário teríamos não uma conduta sobre a ponte centenária… mas sim duas.

Mas a nossa tarefa não acaba aqui.

A retirada da conduta de água da ponte é apenas um dos objetivos que justificou a formação deste movimento.

A realização de obras de conservação e restauro na ponte é agora o próximo passo, pois o  restauro da ponte centenária constitui:

• uma questão de respeito pela história e pelas populações
  • a defesa dos valores patrimoniais do concelho
  • fator de valorização do meio urbano a nível local e concelhio
  • fator de valorização turística do concelho pela admiração da sua beleza e do meio envolvente

Congratulamo-nos com o discurso e ações em prol do desenvolvimento turístico desta região por parte do Sr. Presidente da Camara Municipal de Castelo de Paiva, que sempre mostrou concordância com a retirada da conduta da ponte,  e de que são testemunhos a requalificação da Zona de Lazer do Choupal e a execução do principal percurso pedestre no âmbito da estratégia turística “ Viver Payva Douro “.

No entanto, estamos na espectativa de que este discurso do Sr. Presidente da Câmara se mantenha no que respeita a obras de conservação e restauro da Ponte Centenária.

Deixar que as Aguas de Douro e Paiva apliquem um novo tapete betuminoso após a remoção da conduta de água não constitui uma obra de conservação e restauro!

Esta é uma oportunidade para “fazer as coisas bem feitas”, assim haja visão de futuro, vontade política e capacidade de diálogo.

A população pode continuar a contar com o trabalho e empenho do Movimento de Defesa da Ponte Centenária na defesa dos seus objetivos, em prol da valorização e dignificação deste património histórico, de relevante interesse local e  turístico,  com impacto não só na região, mas também na valorização do Concelho de Castelo de Paiva.

É esta a nossa visão, é esta a nossa luta!

Pedorido 01 de fevereiro de 2018