Alexandre Pereira tem apenas 20 anos e foi distinguido com a Bolsa de Educação dos Jogos Santa Casa por ser um aluno de excelência. O jovem, natural de Santa Maria de Sardoura, foi um dos nove distinguidos por conseguir conciliar o alto rendimento escolar com o alto rendimento no desporto, em voleibol.

Atualmente, integra o segundo ano da licenciatura em Engenharia Mecânica no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e é jogador no Famalicense Atlético Clube.

ENTREVISTA

“A bolsa é uma iniciativa da parceria dos Jogos Santa Casa com a FADU, de forma a ajudar os estudantes atletas para que consigam conciliar as duas carreiras, académica e desportiva. 
“Os critérios para receber a bolsa eram o melhor resultado desportivo na competição das universíadas realizadas em Agosto do ano passado em China Taipé. A equipa de voleibol na qual estava inserido conseguiu o resultado histórico de oitavo lugar, mas como nem todos poderiam receber a bolsa, apenas aqueles com aproveitamento a todas as cadeiras da faculdade foram candidatos a recebe-la. Da equipa de voleibol apenas dois receberam está bolsa, os restantes sete foram atletas de outras modalidades que obtiveram melhores resultados”.
Esta foi a explicação dada por Alexandre, mas, afinal o que leva um futuro engenheiro mecânico a enveredar pela área do desporto? O atleta contou-nos tudo!
“Eu já praticava desporto antes de pensar em ser engenheiro ahah digamos que se gerou um amor à prática da modalidade ao longo destes anos que me levou a querer chegar mais longe na modalidade e desde que consiga conciliar os estudos e o desporto vou continuar a fazer aquilo q mais gosto que é jogar voleibol
Quando começaste a praticar desporto?
Vai fazer 6 anos desde que comecei a praticar voleibol mas já praticava outras modalidades desde os 3 anos por exemplo natação que comecei a praticar nas piscinas de Castelo de Paiva. 
Em que medida o desporto te ajuda? há influência nos estudos?
Para além de ser um benefício para a saúde e uma ótima maneira de conhecer novas pessoas (risos) é excelente para nos distrair dos problemas do dia a dia, é um passatempo que aos poucos se foi tornando mais competitivo ao longo dos anos porque encaramos a competição mais seriamente e temos de trabalhar mais para obter melhores resultados, mas é uma ótima maneira de distração dos estudos mas que nos obriga a saber organizar melhor o nosso horário de maneira a puder conciliar tudo e a maneira como lidamos com a competição também nos motiva a ter melhores resultados nos estudos. 
Quando recebeste a notícia de que tinhas sido um dos premiados com a bolsa? como reagiste ao facto de teres sido tu o escolhido?
Recebi a notícia da bolsa na segunda semana de Janeiro o que foi uma ótima notícia para me motivar uma vez que estava a meio de uma época de exames e ser um dos escolhidos foi uma almofada de ar fresco e de motivação para os exames que estavam para vir e um ânimo extra para os treinos uma vez que estamos numa fase muito importante do campeonato. 
O que achas que vai permitir fazer essa bolsa?
O clube já me assegura os custos de transporte e a ainda tenho uma bolsa que me paga as propinas, não estava a contar com esta ajuda mas com certeza ajudará bastante e talvez poupe algum dinheiro para tentar comprar um carro para não ter de depender do carro dos meus pais. 
O desporto é uma área que pretendes continuar a investir? como achas que vais gerir a prática desportiva com o teu trabalho?
Sim claro enquanto tiver possibilidades quero continuar a progredir na minha carreira desportiva e tenho o desejo de futuramente puder competir no estrangeiro é óbvio que será difícil conciliar com o trabalho mas não serei o primeiro nem o último a conseguir fazê-lo portanto acho que vou conseguir gerir bastante bem as duas carreiras.
Caso tenhas que optar? já pensaste de qual delas fosse mais fácil para ti abdicares?
Se fosse possível gostaria de não optar ahah não é propriamente uma escolha fácil de fazer e nunca pensei nisso propriamente porque nunca pensei em abdicar de algo que goste de fazer, e gosto tanto de estudar como de jogar portanto não é uma escolha fácil porque neste momento não quero abdicar de nada. 
Achas que todos os jovens deveriam praticar desporto a fim de conseguirem adquiri capacidades específicas que fomentam os bons resultados escolares?
Sim mas não devem ser obrigados a isso, todos temos os nossos passatempos que a curto ou a longo prazo nos ensinam e fomentam de uma forma ou de outra, o desporto foi o passatempo que eu escolhi há muito tempo e que agora faz parte da minha vida, cada um deve fazer aquilo que gosta e acredito que isso ajudará a obter melhores resultados.
O mais importante, a teu ver, é que os estudantes possuam passatempos que os ajudem a libertar das pressões e rotinas do estudo?
Sim, é ótimo ter algo que nos distraia e alivie das pressões eu acredito que o desporto é a maneira mais completa de fomentar um estudante mas nem todos gostam de desporto portanto cada estudante deve procurar aquilo que mais gosta de fazer e conciliar isso com os estudos para serem melhores.

This slideshow requires JavaScript.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

twenty − 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.