Depois dos concelhos de Marco de Canaveses e Celorico de Basto, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) apresenta esta quinta-feira, dia 5, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE do Tâmega e Sousa) aos representantes dos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e escolas profissionais do concelho de Amarante.

A apresentação terá lugar na Casa da Portela, às 10h00, e será dirigida pelo Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.

Estas apresentações antecedem a implementação do PIICIE do Tâmega e Sousa, que terá início já no próximo ano letivo e durante três anos (2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021), e dão continuidade ao processo colaborativo que a CIM do Tâmega e Sousa tem vindo a desenvolver com os municípios e a comunidade educativa do território desde o início da definição deste Plano, considerados os principais atores estratégicos na sua dinamização e no seu sucesso.

O PIICIE do Tâmega e Sousa, que representa um investimento de aproximadamente 8 milhões de euros, impõe-se como um instrumento estratégico no domínio da educação e um importante complemento das políticas públicas educativas nesta região.

Organizado em nove operações, que incluem cerca de meia centena de ações de promoção do sucesso escolar, dirigidas a todos os ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao secundário e profissional, o PIICIE do Tâmega e Sousa é o resultado de um trabalho alargado de participação política e técnica, à escala intermunicipal, traduzido numa estratégia de intervenção inovadora e integrada de prevenção e combate ao insucesso escolar.

Depois de Amarante, e ainda durante o mês de julho, estão agendadas apresentações nos municípios de Penafiel, Baião e Resende, no dia 9, às 10h00, 15h00 e 17h00, respetivamente, e de Castelo de Paiva, no dia 19, às 10h00.

O PIICIE do Tâmega e Sousa é promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em articulação com os 11 municípios que a integram, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

one × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.