Início Amarante “Creactivity” estaciona em Amarante de 11 a 14 de fevereiro

“Creactivity” estaciona em Amarante de 11 a 14 de fevereiro

O Agrupamento de Escolas Amadeo Souza Cardoso recebe o “Creactivity” nos dias 11 e 12 de Fevereiro, das 9h00 às 12h30 e das 13h45 às 18h15. As visitas de exploração livre para a comunidade em geral são a partir das 17h00. A 13 e 14 de fevereiro será a vez do Agrupamento de Escolas de Amarante e da Escola Secundária visitarem o “Creactivity”, das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h00. As visitas de exploração livre para a comunidade em geral começam a partir das 16h30

COMPARTILHAR

“É um espaço concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade das crianças” – assim é apresentada a unidade móvel “Creactivity” do EduCaixa que tem viajado por todo o país e que de 11 a 14 de fevereiro vai estacionar em Amarante. E ninguém fica excluído, já que o autocarro está totalmente adaptado para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida. No interior, o veículo está equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas provas para os alunos realizarem.

O Agrupamento de Escolas Amadeo Souza Cardoso recebe o “Creactivity” nos dias 11 e 12 de Fevereiro, das 9h00 às 12h30 e das 13h45 às 18h15. As visitas de exploração livre para a comunidade em geral são a partir das 17h00. A 13 e 14 de fevereiro será a vez do Agrupamento de Escolas de Amarante e da Escola Secundária visitarem o “Creactivity”, das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h00. As visitas de exploração livre para a comunidade em geral começam a partir das 16h30, com o autocarro estacionado no Largo Sertório de Carvalho (Campo da Feira). “Resultante de uma parceria com o BPI e a Fundação “La Caixa”, o Município de Amarante decidiu acolher este projeto que pretende fomentar o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples, em que os alunos enfrentam novos desafios de forma criativa, sentindo-se confortáveis numa sociedade que está em constante mudança”, menciona António Ribeiro, Vereador da Educação. 

Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino primário e secundário, principalmente dos 6 aos 16, além de grupos de familiares. Como funciona? Um animador orienta as crianças através de um processo de criação para o qual adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares, também são convidados. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos. O sistema de aprendizagem “Creactivity” é inspirado no movimento Thinkering do Exploratorium de São Francisco, nascido do movimento Maker (ou Making), que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária.

O espaço possui diferentes áreas para implementar diferentes habilidades: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, mármores e máquinas de pinball; a área do vento, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de stop motion. No “Creactivity”, as crianças exploram materiais, definem objetivos, provam, testam e partilham. 

O EduCaixa é o programa que engloba toda a oferta educacional da Obra Social “la Caixa”, cujo objetivo é fomentar e promover a transformação da educação e, assim, responder às necessidades da sociedade do século XXI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.