Início Castelo de Paiva Feira do Vinho Verde: Copos reutilizáveis dividem opiniões em Castelo de Paiva

Feira do Vinho Verde: Copos reutilizáveis dividem opiniões em Castelo de Paiva

COMPARTILHAR

A Feira do Vinho Verde de 2019 em Castelo de Paiva, em sua vigésima segunda edição, é um dos eventos mais esperados do ano no concelho e atrai visitantes de todas as partes do país.

No entanto, a edição deste ano conta com uma novidade que não foi considerada bem vinda por todos: os copos de policarbonato. A decisão do presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, de trocar as tradicionais canecas que eram vendidas na Feira do Vinho por copos de policarbonato dividiu opiniões, desagradando aos apreciadores da bebida mais exigentes.

Segundo o presidente, o motivo que levou o concelho a adotar esta medida é a segurança. Ele afirma que a quantidade de vidro partida no chão ao final de cada uma das noites da Feira do Vinho era muito grande e oferecia riscos aos visitantes. Visando atender as normas europeias de higiene e segurança o edil paivense decidiu pelo uso do policarbonato. Gonçalo refere que os copos deste material são “inquebráveis, ecológicos, reutilizáveis, recicláveis e respeitam as propriedades da bebida, não alterando nem o cheiro nem o sabor”.

O enólogo Leandro Santini discorda das afirmações: “Há mudança no sabor e na experiência de degustação. Quanto mais denso, impermeável, incolor, inodoro e insípido for um material para a apreciação do vinho ou qualquer outra bebida, tão melhor será sua degustação. Considerando que há diversos tipos de polímeros, sugere-se policarbonato pois é mais resistente, durável e interfere menos no sabor da bebida em comparação com o plástico, mas o ideal para a melhor experiência é a taça de vidro”.

Nas ruas do concelho de Castelo de Paiva, é possível ver que a medida divide opiniões: “penso que é uma medida que trará segurança e mais limpeza para o centro da vila. Menos um transtorno nestes dias de Feira que costumam ser caóticos”, referiu uma moradora de Sobrado. Já outro morador de Pedorido desaprova a medida: “em todos esses anos nunca houve um incidente sequer com copos de porcelana ou vidro. Tomar vinho nesses copos ditos ecológicos não apenas interfere no sabor como priva o visitante de experimentar o vinho da maneira correta. Acho um retrocesso”.

A Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva acontece no Largo do Conde de 4 a 7 de julho e terá diversas atrações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.