Início Castelo de Paiva Natural de Castelo de Paiva, idosa de 105 anos dá sessões de...

Natural de Castelo de Paiva, idosa de 105 anos dá sessões de motivação para utentes em centro de dia

COMPARTILHAR

Dona Ana de Jesus é um exemplo de vitalidade e amor ao próximo. Com 105 anos, nunca foi à escola, mas consegue recitar versos em sessões de motivação para 25 utentes do centro de dia Laços Quotidianos, em Matosinhos.

Os utentes, cuja idades variam entre os 66 e 94 anos, vêm atenuar seu próprio desconforto e ficam motivados ao ouvir os versos que ela recita.

Nascida no dia de consoada, 24 de dezembro de 1913, Ti Ana, como costuma ser chamada, cita um dos seus versos preferidos para falar de suas origens: “perguntais de onde eu sou/minha terra não a nego/sou de Castelo de Paiva/ onde os meus olhos navego”.

A idosa faz este trabalho há um ano e, sempre que a saúde permite, junta-se durante a tarde aos utentes do centro de dia Laços Quotidianos, em Matosinhos, no distrito do Porto, para transmitir o seu exemplo de vida.

A sua participação é vista como algo extremamente positivo, segundo refere o diretor técnico do centro de dia, Francisco Vieira: “A Ti Ana, com 105 anos, surge como um exemplo de resiliência e que pode estimular as outras pessoas para terem sentido de vida e qualidade de vida. Ela, ao chegar aqui e ter capacidade de verbalizar o ano em que nasceu, estar constantemente a sorrir e ainda proferir várias rimas e ditados populares, é um exemplo e motivação para estes utentes, que, em determinado período da sua vida, numa faixa etária mais avançada, têm a tendência para se lamentar”.

De resposta rápida, quando questionada sobre qual era o segredo para chegar aos 105 anos, disse “é ter quem olhe bem por mim”, completando com um raciocínio que é, ao mesmo tempo, um alerta. “Se eu fosse para um lar, já não ficaria assim tão bem”, rematou antes de concluir a conversa com mais uma série de versos, sempre entre risos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.