Início Castelo de Paiva Bispo do Porto visita Vigaria Castelo de Paiva-Penafiel para dialogar com a...

Bispo do Porto visita Vigaria Castelo de Paiva-Penafiel para dialogar com a sociedade

Esta sexta-feira (3), o Bispo do Porto, D. Manuel Linda esteve em Penafiel para o arranque da Visita Pastoral à Vigararia de Castelo de Paiva – Penafiel.

A visita pastoral acontece entre Janeiro e termina no dia 4 de Junho de 2020 e serão visitadas 27 das 42 paróquias que constituem a Vigararia, que ainda não foram visitadas na última vez, em 2017.

O calendário de

Segundo o bispo, o objectivo destas visitas é ouvir os membros da pastoral e estreitar o diálogo com a sociedade civil. Isto representa para a Igreja Católica um passo em direção à vida quotidiana dos fiéis, no intuito de estabelecer contacto mais próximo com as estruturas que integram a sociedade ,os hospitais, as escolas, o comércio, as estruturas culturais, os desportistas, etc.

“A Igreja diz que de cinco em cinco anos deveríamos visitar cada uma das paróquias da diocese. Mesmo que a lei da Igreja não nos obrigasse a fazê-lo, hoje um bispo que esteja no seu gabinete e, muitas vezes tem de estar, a lidar com papéis, a responder a correspondência, mesmo com os meios electrónicos que são conhecidos, não pode perder o contracto directo com as pessoas porque senão torna-se um burocrata. Para a minha sensibilidade em concreto, o mais difícil é lidar com os papéis, o mais fácil e mais agradável é lidar com as pessoas olhos nos olhos”, disse o bispo em coletiva de imprensa na igreja de Sameiro, acompanhado pelos  demais bispos auxiliares da diocese.

O Padre Filipe Silva, Vigário de Castelo de Paiva – Penafiel referiu durante a coletiva que o Bispo é o pastor de cada comunidade: “Uma paróquia não esgota a Igreja, temos de ser membros de uma diocese”, revelou, realçando que a Igreja não tem fronteiras”, referiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

twelve + 13 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.