No âmbito da visita pastoral que está a ser realizada à Vigararia de Castelo de Paiva e Penafiel, o Bispo do Porto D. Manuel da Silva Linda, está hoje de visita ao concelho de Castelo de Paiva, tendo sido recebido nos Paços do Concelho, numa cerimónia de boas vindas e apresentação de cumprimentos promovida pelo presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, que esteve acompanhado de outros autarcas, do Executivo e Assembleia Municipal paivense, bem como de outras entidades civis, militares e religiosas.

O presidente Gonçalo Rocha evidenciou a satisfação de receber o prelado e da necessidade desta aproximação à comunidade e agentes locais, possibilitando perceber a realidade do concelho, a sua dinâmica social, económica e cultural, falando ao mesmo tempo, com natural agrado da importância da presença do Bispo Auxiliar do Porto no território municipal, enquanto o Bispo do Porto além de agradecer, a simpatia da recepção, destacou este contacto entre gente amiga, enalteceu a boa relação da igreja e as instituições, privilegiando sempre o denominador comum que são as pessoas.

D. Manuel da Silva Linda falou depois das aspirações da igreja, da vontade de servir a comunidade, das boas relações de respeito e de cooperação que importa manter, a forma de projectar o futuro e assegurar o bem estar de todos, mostrando-se encantado por estar num município que está na senda do progresso, que investe nos jovens e na cultura, e que tem sabido com grande empenhamento e força, vencer as adversidades, afirmando-se no todo nacional.     

Depois da cerimónia da recepção na Câmara Municipal, o Bispo do Porto esteve de visita à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, ao Hospital e ao Lar Residencial da Santa Casa de Misericórdia, ao Centro Social de Santa Maria de Sardoura, concluindo o périplo da manhã com uma passagem no Centro Social e Paroquial de Sobrado onde participa num almoço convívio nas instalações desta instituição, estando agendado para, dia 9, Domingo à tarde, em S. Martinho, a celebração do encerramento desta visita pastoral, seguido de lanche partilhado.

No total são visitadas 27 das 42 paróquias da vigararia de Castelo de Paiva e Penafiel, sendo que a iniciativa, conforme fez questão de evidenciar o Bispo do Porto, D. Manuel da Silva Linda, tem como objectivo ouvir os vários agentes e sectores que integram a Igreja Católica, fortalecer o diálogo com a sociedade civil, levar uma palavra de ânimo, conhecer os intervenientes da comunidade, sejam empresas, comércios, associações, escolas, IPSS, hospitais, e auscultar o trabalho das autarquias, reconhecendo que, apesar da força da globalização, há hoje um renascer da espiritualidade e da dimensão religiosa, o que é excelente para combater a crítica e o afastamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

four × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.