Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Centro de Saúde de Castelo de Paiva responde a denúncia publicada no Paivense
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Castelo de Paiva - Centro de Saúde de Castelo de Paiva responde a denúncia publicada no Paivense

Castelo de PaivaSaúde PúblicaSociedade

Centro de Saúde de Castelo de Paiva responde a denúncia publicada no Paivense

Last updated: 28 Novembro, 2018 21:44
Redação Paivense
Share
SHARE

O Jornal Paivense foi até ao Centro de Saúde de Castelo de Paiva, para esclarecer a população do real motivo para o aumento do tempo de espera pelos atendimentos médicos.

Respondendo as denúncias efetuadas e por nós publicada, apuramos as seguintes conclusões:

1- Diminuição do Corpo Clínico

Segundo as informações prestadas pelo Centro de Saúde de Castelo de Paiva, há cada vez mais saída de médicos portugueses para o estrangeiro, devido ao grande conhecimento que estes profissionais adquirem nas faculdades portuguesas, o que faz que sejam aliciados com contrapartidas financeiras muito superior às que obtém em Portugal.

Para além do tradicional destino dos médicos , Inglaterra, muitos estão a trabalhar nos países nórdicos, como Finlândia e Suécia, e destinos como Dubai e Qatar, atraídos por melhor proposta salarial e condições de trabalho.

Desta forma, faltam médicos suficientes para preencher o quadro clínico deste centro de saúde. No entanto, verifica-se que tal situação não é exclusiva de Castelo de Paiva, mas agrava-se ainda mais nas cidades, como Lisboa e Porto.

2- Condições salariais, meta, plano de carreira e equipamentos

Os motivos da evasão vão muito além dos salários mais altos que são pagos noutros países. Reivindicações recorrentes da categoria são a melhora da estrutura, equipamentos, material hospitalar e possibilidade de crescimento, metas de crescimento. Logo, aumentar-lhes os vencimentos não seria a solução, e sim um conjunto de factores que devem ser tomados em conta pelo governo português.

3- Qualidade de Vida

Muitos dos profissionais portugueses que foram para o estrangeiro estão a regressar ao país, atraídos pela qualidade de vida em Portugal, acima de Inglaterra, França e Espanha. No entanto, este contingente ainda não é suficiente para atender a demanda actual, pois embora a população não esteja a crescer em níveis alarmantes, o número de idosos cresce todos os anos, dado o envelhecimento dos habitantes, como consequência da qualidade de vida. Assim, o sistema de saúde tem sua demanda aumentada, mesmo sem considerável aumento populacional, pois os idosos precisam de mais cuidados.

 

TAGGED:Centro de Saúde de Castelo de PaivaCNSDenúnciaDireito de respostaSaúde Pública
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Obras na ala pediátrica do Hospital de São João vão avançar por ajuste direto
Next Article Relação reverte decisão de Ivo Rosa. Marroquino vai ser julgado por terrorismo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva promove sessão de esclarecimento para artesãos

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu uma sessão de esclarecimento dedicada ao Estatuto de Artesão e Unidade Produtiva…

Castelo de Paiva recebe fim de semana repleto de desporto e animação

Na sexta-feira, dia 8 de novembro, destaque para as Festas de Nossa…

Fundação brasileira apoia aposta portuguesa como plataforma de atração de investimento da diáspora

Em declarações à nossa reportagem, o presidente da Funcex, António Carlos da…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?