
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa está a desenvolver um estudo para aferir o potencial económico do setor agroalimentar do Tâmega e Sousa e, nesse âmbito, vai dinamizar um conjunto de visitas de campo a explorações agrícolas e unidades empresariais de referência regional e nacional neste setor. A primeira será a uma exploração agrícola de cogumelos shiitake, a Quinta da Tapada, em Amarante, no dia 28 de setembro. As inscrições estão abertas até 25 de setembro.
As visitas de campo, num total de sete, vão decorrer entre os meses de setembro e novembro, e terão como foco casos de sucesso em atividades com maior especialização e potencial de crescimento no Tâmega e Sousa, como são os casos da produção de vinho verde, de produtos frutícolas, hortícolas e micológicos e de carne certificada.
Especialmente dirigidas a produtores ou potenciais interessados em iniciar atividade, comercializadores, técnicos municipais e técnicos de entidades com atuação no setor do agroalimentar do Tâmega e Sousa, estas visitas de campo pretendem proporcionar aos participantes um contacto com exemplos de boas práticas ao nível das técnicas e dos modos de produção e dos modelos de negócio implementados.
Estas visitas constituirão igualmente uma oportunidade para estimular a cooperação entre produtores, permitindo-lhes encontrar, de forma conjunta, soluções para desafios futuros e potenciar a valorização agregada do setor agroalimentar.
INSCRIÇÕES
Gratuita, mas obrigatória até 25 de setembro.
Formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/NuJCJiV3374Mv1fB2
Outras formas de inscrição: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
, 968 385 206 e 255 718 340
Visita limitada a 40 participantes.
Transporte incluído.
PROGRAMA
8h00 Encontro na CIM do Tâmega e Sousa, Penafiel
8h15 Saída em direção à Quinta da Tapada, Amarante
9h00 Visita de campo
Nuno Moura, proprietário da Quinta da Tapada
10h40 Saída em direção à Dolmen, Amarante
11h00 Pausa para café
11h15 Apresentação e discussão do modelo de negócio dos cogumelos shiitake
José Martino, Administrador da Ruris
12h30 Regresso à CIM do Tâmega e Sousa
13h00 Fim da visita de campo