Início Tamega e Sousa CIM do Tâmega e Sousa promove Business Sunset dedicado à metalomecânica

CIM do Tâmega e Sousa promove Business Sunset dedicado à metalomecânica

COMPARTILHAR

O cluster da metalomecânica e os seus caminhos de futuro é o tema de conversa do próximo “TâmegaSousa Business Sunset”, que se realiza no dia 4 de setembro, quarta-feira, às 18h00, no Hostel des Arts, em Amarante.

A metalomecânica é um dos sete setores empresariais estratégicos do Tâmega e Sousa, e um dos principais motores da economia nacional, quer em volume de negócios, quer em exportações, mas sobretudo pelo seu valor acrescentado bruto. Em 2018, por exemplo, alcançou-se o melhor ano de sempre do setor, muito ancorado em mercados como o alemão, o francês ou o espanhol, e fornecendo setores tão distintos como o automóvel, o ferroviário, o aeroespacial ou a indústria química.

No Tâmega e Sousa o setor da metalomecânica está representado por diversas empresas de relevo, por um polo de formação e de valorização profissional – o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) – e por muito conhecimento técnico instalado associado às centenas de pessoas que nele trabalham.

Sendo um setor de alto relevo socioeconómico, e tendo igualmente um enorme potencial de desenvolvimento, importa debater alguns dos desafios que o mesmo enfrenta, no sentido de o tornar ainda mais sustentável e relevante para a região.

Nesta conversa informal contaremos com três perspetivas fundamentais do tema: a empresarial, pela administradora da AMC – Alexandrino Matias & Cª SA, Alexandra Matias, a associativa, pela diretora-geral da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos e Afins de Portugal, Mafalda Gramaxo, e a formativa, pelo diretor do Núcleo de Amarante do CENFIM, José Silveira.

A entrada no evento é livre, mas sujeita a inscrição online através do site da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt.

O ciclo “TâmegaSousa Business Sunset” decorrerá ao longo dos próximos meses, em espaços informais situados no Tâmega e Sousa, e privilegiará, à semelhança dos anteriores, a reflexão e o debate de temáticas relacionadas com a gestão de micro, pequenas e médias empresas, a troca de ideias e experiências, a apresentação de boas práticas, a partilha de contactos e o estabelecimento de redes de cooperação e networking entre empresários da região e outros de referência nacional, importantes na alavancagem de novas ideias e projetos de negócio.

O próximo evento está agendado para o dia 11 de setembro, no Red Box Café, no Marco de Canaveses, às 18h00, e será dedicado ao poder da liderança nas empresas do Tâmega e Sousa.

O ciclo “TâmegaSousa Business Sunset” surge no alinhamento de um conjunto de ações que tem vindo a ser desenvolvido com e para os empresários e empreendedores desta região, no âmbito da

Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa, sendo promovidos pela CIM do Tâmega e Sousa e pela Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a ESTG – P.Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.