Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: CIM do Tâmega e Sousa implementa boas práticas de eficiência energética
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Tamega e Sousa - CIM do Tâmega e Sousa implementa boas práticas de eficiência energética

Tamega e Sousa

CIM do Tâmega e Sousa implementa boas práticas de eficiência energética

Last updated: 31 Julho, 2019 12:03
Redação
Share
SHARE

Empenhada em aumentar a eficiência energética, reduzindo os consumos de energia elétrica, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) implementou no seu edifício-sede, em Penafiel, um conjunto de soluções de reabilitação energética.

Tratou-se de um projeto-piloto realizado no âmbito do Rehabilite – Plataforma Transnacional de Apoio ao Financiamento em Reabilitação Energética, um consórcio europeu na área da eficiência energética, que conta com a CIM do Tâmega e Sousa como parceiro.

Entre as medidas implementadas estão a instalação de um sistema fotovoltaico para a produção de energia elétrica no modo de auto-consumo e a substituição da iluminação existente, do tipo convencional, por iluminação LED, que vão permitir atingir uma redução anual do consumo de energia elétrica em cerca de 60% e uma redução anual nas emissões de CO2 em cerca de 6,45 toneladas por ano.

Estas soluções estão, assim, em linha com o preconizado pelo projeto Rehabilite, uma iniciativa cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa Interreg Sudoe 2014-2020, e cujo objetivo passa por promover a melhoria das políticas de eficiência energética e a utilização de fontes de energia renováveis em edifícios públicos e privados, através do desenvolvimento de instrumentos financeiros, assentes em fundos comunitários, destinados especificamente à reabilitação e promoção da sustentabilidade energética dessas construções.

A par da CIM do Tâmega e Sousa, integram o consórcio mais oito parceiros, provenientes de seis regiões de três países europeus: Agencia Extremeña de la Energia (Comunidade Autónoma da Extremadura, Espanha), entidade líder do consórcio, Navarra de Suelo y Vivienda, S.A. (Comunidade Foral de Navarra, Espanha), Región de Murcia – Consejería de Desarrollo Económico, Turismo y Empleo – Dirección General de Energía y Actividad Industrial y Minera (Região de Múrcia, Espanha), Fundación Laboral de la Construcción (Comunidade Autónoma de Madrid, Espanha), Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (Área Metropolitana de Lisboa), École d’Ingénieurs en Génie des Systèmes Industriels (Nova-Aquitânia, França), Pôle CREAHd (Nova-Aquitânia, França) e Communauté d’Agglomération Grand Angoulême (Nova-Aquitânia, França).

TAGGED:CIM do Tâmega e SousaConsumoeficiência energéticaEnergia renovávelLedTâmega e Sousa
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Câmara Municipal de Castelo de Paiva recupera açude para apoio aos incêndios florestais
Next Article Caixa Geral de Depósitos aumenta lucros em 46%

Outras

Cinfães: Programa formativo online debate os desafios e o apoio na juventude

O município de Cinfães, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, vai dar continuidade ao seu programa…

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?