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Home - Tamega e Sousa - Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Tamega e SousaEducação

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da implementação do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), uma estratégia inovadora que envolve equipas multidisciplinares e um conjunto diversificado de projetos educativos com impacto direto na vida dos alunos e alunas da região.

Redação/Paivense
Last updated: 24 Outubro, 2025 20:05
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A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) e os 11 municípios que a integram registaram uma redução significativa nas taxas de retenção e desistência escolar no ano letivo 2023/2024. Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da implementação do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), uma estratégia inovadora que envolve equipas multidisciplinares e um conjunto diversificado de projetos educativos com impacto direto na vida dos alunos e alunas da região.

De acordo com os dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) relativos ao ano letivo de 2023/2024, a sub-região do Tâmega e Sousa apresenta taxas de retenção e desistência significativamente abaixo da média na região Norte e nacional, tanto no ensino básico como no ensino secundário.

No ensino básico, a sub-região do Tâmega e Sousa apresenta uma das mais baixas taxas de retenção e desistência de toda a Região Norte, com 1,4%, igualando o desempenho do Alto Minho, e posicionando-se significativamente abaixo da média regional (2,0%) e nacional (3,8%). No ensino secundário, a taxa do Tâmega e Sousa situa-se em 4,4%, claramente inferior à média da região Norte, que é de 6,2%, e muito abaixo da média nacional, fixada em 9,5%. Estes resultados representam uma descida expressiva face ao período pré-pandemia, com destaque para a redução de mais de 50% na taxa do ensino secundário (de 9,4% em 2018/2019 para 4,4% em 2023/2024).

O PIPSE é desenvolvido em articulação com todos os municípios da região — Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende — e assenta numa estratégia integrada. Esta inclui equipas multidisciplinares em cada município, compostas por psicólogos, terapeutas da fala, assistentes sociais, educadores sociais e outros técnicos. Estas equipas realizam rastreios, acompanhamento individualizado e intervenção em grupo, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, promovendo a inclusão, o bem-estar e a melhoria das aprendizagens.

Destacam-se também as atividades e projetos inovadores que integram o PIPSE, como o Hypatiamat, uma plataforma para o ensino da matemática, o programa No Poupar Está o Ganho, dedicado à educação financeira, bem como iniciativas que abrangem robótica, filosofia para crianças, oficinas de cinema, musicoterapia e outras atividades de enriquecimento curricular.

Em 2025, foi lançado o Programa de Orientação Vocacional Intermunicipal (POVI), desenvolvido em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Este programa tem como objetivo apoiar os alunos na tomada de decisões informadas sobre o seu percurso académico e profissional. Prevê a realização de fóruns com famílias, ações de capacitação para docentes e técnicos, feiras de orientação vocacional e a criação de portefólios individuais. A implementação plena está prevista para janeiro de 2026, após a conclusão da fase preparatória.

A atuação conjunta dos diversos agentes educativos da região — municípios, escolas, profissionais e famílias — tem sido apontada como fator-chave para o sucesso alcançado, contribuindo para afirmar o Douro, Tâmega e Sousa como um território com boas práticas reconhecidas na promoção do sucesso escolar.

O PIPSE é promovido pela CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciado pela União Europeia, através do NORTE 2030, no âmbito do Fundo Social Europeu Mais (FSE+), com o objetivo de reforçar a inclusão, combater o abandono escolar e promover a igualdade de oportunidades no acesso à educação.

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