
O presidente da Câmara Municipal de Cinfães e presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa recebeu o Ministro da Economia e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, no dia 22 de junho, para a apresentação do projeto “Espaço Empresa”. O projeto que cria um balcão único de atendimento personalizado, destinado aos empresários, vai ser instalado em Penafiel e ficará ao serviço de Cinfães e dos restantes Concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
O “Espaço Empresa” é uma iniciativa, desenvolvida pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação, IP) em parceria com a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), que disponibiliza, num balcão único mais de 100 serviços, da Administração Central e Local, às empresas, quer através do canal presencial, quer através dos canais online e telefónico. Esta rede de atendimento aos empresários tem ainda o apoio de 26 entidades da administração pública central e regional, pertencentes às áreas da Justiça, Turismo, Administração Interna, Segurança Social, Trabalho, Ambiente, Agricultura, Mar, Planeamento e Infraestruturas, entre outros.
O presidente de Cinfães e da CIM defende que cou que se trata de “uma das peças do Simplex, que surge não como uma simplificação, mas uma modernização administ“este serviço vai traduzir-se numa mais-valia para os empresários da região”. Armando Mourisco sublinha que “queremos estar na linha da frente e este projeto vai ajudar-nos a sermos mais eficazes nas respostas aos nossos investidores e no acompanhamento àqueles que já cá estão. O ministro da Economia destarativa”, acrescentando que o Governo quer “uma administração pública que trabalhe ao lado e com os empresários. Queremos acabar com a ideia de se dizer aos empresários: isso não é aqui, tem que ir primeiro a 25 lugares e depois volta cá”, rematou Manuel Caldeira Cabral.