Início Ambiente “Montanhas Mágicas” promove rondas participativas em três concelhos

“Montanhas Mágicas” promove rondas participativas em três concelhos

No âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável A ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural e Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, vai realizar, nos próximos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, a iniciativa “ Rondas de Reuniões/Debates Temáticos “, no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável.

COMPARTILHAR

ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural e Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, vai realizar, nos próximos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, a iniciativa “ Rondas de Reuniões/Debates Temáticos “, no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável, com vista a delinear um conjunto de acções a desenvolver, no âmbito do Turismo, em todo o território denominado Montanhas Mágicas.

A participação de todos os agentes ligados ao sector turístico (empresários das áreas do alojamento, restauração, animação turística, agências de viagens, artesãos, produtores locais, e mesmo particulares com um papel importante e activo na área indicada) é da maior importância, pelo que convidamos todos os interessados a marcar presença e a enriquecer,, com as suas propostas, o plano de acção.

Conforme o quadro que se anexa, a ronda começa dia 4 nas instalações da Biblioteca Municipal de Arouca, seguindo-se no dia 5, novo debate temático noBalneário Rainha Dona Amélia, nas Termas de S. Pedro do Sul, e para finalizar, no dia 6 na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, onde o Rio Paiva, Eventos e Valorização dos Produtos Locais vão estar em debate, a partir das 10 horas.

Recorde-se que, as Montanhas Mágicas são certificadas como destino sustentável, sendo o conjunto de um vasto território no centro e norte de Portugal, entre os Rios Douro e Vouga, que se estende pelas Serras de Montemuro, Arestal, Freita e Arada, abrangendo 80 freguesias distribuídas por sete municípios, que fazem parte desta região encantada, Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

Ligado pela acção da ADRIMAG, este é um território de excepcionais valores naturais, que se assumiu como Montanhas Mágicas® para trabalhar juntos em prol de um desenvolvimento sustentável, tendo conseguido, em 2013, a certificação como destino turístico sustentável, com a assinatura da Carta Europeia de Turismo Sustentável.

As Montanhas Mágicas englobam quatro sítios da Rede Natura 2000 e um Geoparque da UNESCO, pautando-se pela oferta de um modelo turístico responsável e sustentável, focado no ecoturismo, no geoturismo e no turismo activo. A singularidade dos fenómenos geológicos que aqui ocorrem, a notável biodiversidade que alberga, e as particularidades da sua geomorfologia, fazem das Montanhas Mágicas um destino de excelência para a observação e interpretação da natureza e para a realização de inúmeras actividades de desporto e aventura, entre as quais se destacam o rafting, o kayaking, a canoagem, o canyoning, o pedestrianismo e o BTT.

         Os interessados em participar nestas rondas/ debates temáticos, devem fazer uma pré-inscrição para o e-mail carminda@adrimag.com.pt ou turismo@cm-castelo-paiva.pt.

Dia Local Hora Temática do Debate
04/12 Biblioteca Municipal de Arouca 09h00 Informação ao Visitante
11h00 Educação Ambiental
14h30 Conservação e Áreas Classificadas
16h30 Organização, promoção e venda
 
05/12 Balneário Rainha D. Amélia – Termas de S. Pedro do Sul 10h00 Oferta Estruturante
14h00 Rio Vouga
16h00 Termalismo
 
06/12 Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva 10h00 Rio Paiva
14h00 Eventos
16h00 Valorização dos Produtos Locais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.