Início Coronavírus Turismo perde 3,3 mil milhões de euros se ficar fora dos corredores...

Turismo perde 3,3 mil milhões de euros se ficar fora dos corredores aéreos do Reino Unido

Portugal arrisca perder cerca de 3,3 mil milhões de euros caso fique fora dos corredores aéreos do Reino Unido. O Algarve seria a região do país mais afetada.

Se Portugal ficar fora dos corredores aéreos do Reino Unido, o impacto na economia portuguesa poderá ser de 3,3 mil milhões de euros. Este foi o valor gerado apenas com a estadia dos 9,4 milhões de turistas britânicos que visitaram o país no ano passado, escreve o Correio da Manhã.

“Se vier a ser tomada essa decisão, será injusta e com base em critérios errados”, diz Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). Viegas realça que há outros países que “não fazem testes” e outros que “deixaram de mostrar dados estatísticos, o que distorce a realidade”.

“Os portugueses não chegam para salvar o ano, sobretudo depois de três meses em que as empresas estiveram sem receitas”, realça ainda o responsável.

O Algarve, que é a região do país mais procurada pelos britânicos, principalmente durante o verão, seria também a mais afetada se Portugal não for incluído nos corredores aéreos do Reino Unido. O presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, acredita que “seria muito estranho” se Portugal ficasse de fora.

Fernandes considera que as “boas práticas” e as medidas preventivas tomadas por Portugal deveriam ser um bom indicador que o nosso país está preparado para receber turistas de qualquer país.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, acredita que o setor vai retomar a sua “rota de crescimento”, embora admita que os últimos meses tenham sido difíceis.

“Portugal é um país seguro. Garantimos essa segurança de resposta na altura do estado de emergência e continuamos a garanti-la agora. No entanto, a situação é dinâmica e pode ser revista”, disse, por sua vez, Jamila Madeira, secretária de Estado Adjunta e da Saúde.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nineteen + 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.