Se está prestes a fazer 18 anos, a Comissão Europeia já tem a sua prenda de aniversário pensada: um Interrail pela Europa, gratuito.
O anúncio foi feito a 1 de março pelo comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics. A Comissão Europeia quer avançar com o programa e permitir que embarque numa aventura, sem qualquer custo.
A proposta foi apresentada em outubro de 2016 por Manfred Weber, presidente do grupo parlamentar dos democratas europeus. O deputado alemão propôs Interrail gratuito aos cidadãos nascidos ou residentes na UE assim que fizessem 18 anos. A medida aplica-se a todos os jovens, independentemente do estatuto social, da educação ou nacionalidade.
A iniciativa já tinha sido aprovada pelo Parlamento Europeu em dezembro de 2017, mas só na passada quarta-feira é que a Comissão decidiu avançar com a medida. Para a ideia poder ser concretizada, será feito um investimento de 12 milhões de euros. Os jovens poderão realizar viagens ilimitadas em praticamente todas as redes ferroviárias da Europa.
“O comboio será o principal modo de transporte, mas é possível que sejam encontradas alternativas, se necessárias, tendo em conta questões ambientais, bem como o tempo e a distância”, refere a entidade em comunicado.
No mesmo, pode ler-se a que esta é uma “oportunidade para explorar a Europa”. Segundo Tibor Navracsics, “a educação não passa só por aprender nas salas de aula, mas também por descobrir mais sobre a cultura e tradição dos nossos compatriotas europeus”.
Espera-se que as viagens comecem a ser feitas ainda este verão, mas ainda não foram revelados todos os pormenores sobre a selecção dos jovens que receberão o passe para embarcar na experiência. Sabe-se para já que os interessados deverão candidatar-se através de “um sistema user-friendly”, para uma seleção “imparcial e objetiva”.
Quanto à escolha dos destinos, a organização esclareceu também no comunicado que poderá não existir uma total liberdade de escolha.