Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Operação Ementa Turística. Fisco “varre” restaurantes, cafés e padarias em todo o país
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Economia - Operação Ementa Turística. Fisco “varre” restaurantes, cafés e padarias em todo o país

EconomiaTurismo

Operação Ementa Turística. Fisco “varre” restaurantes, cafés e padarias em todo o país

Last updated: 30 Julho, 2019 13:15
Redação
Share
SHARE

paulrysz / Flickr

O Fisco está a realizar, nesta terça-feira, uma operação nacional de fiscalização em estabelecimentos comerciais localizados em centros históricos, nas baixas das cidades e em zonas balneares, no sentido de detectar eventuais irregularidades numa altura em que estes espaços aumentam as receitas com o turismo.

A Operação Ementa Turística, como foi apelidada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), está a decorrer em várias cidades numa mega-operação de fiscalização que tem por principal alvo o controlo da facturação dos estabelecimentos, segundo o Jornal Económico.

A publicação atesta que centenas de inspectores tributários estão a visitar estabelecimentos comerciais, num autêntico “varrimento” em zonas especialmente movimentadas, com o intuito de fiscalizar os programas informáticos de facturação que estão ser utilizados.

O Fisco “pretende verificar se os contribuintes cumprem rigorosamente as obrigações de facturação, numa altura em que se verifica o aumento generalizado do turismo em Portugal em plena época de Verão”, sustentam as orientações internas da AT distribuídas aos inspectores, como cita o Económico.

Os agentes no terreno devem dar “especial atenção à correcta aplicação das taxas de IVA”, aponta a AT.

Há programas informáticos que, apesar de estarem dentro da Lei e certificados, permitem “apagar dados sem que o Fisco perceba“, possibilitando a evasão fiscal, com elevados prejuízos para o Estado, como reporta o Económico.

Os inspectores da AT vão procurar identificar este tipo de situações, bem com outras irregularidades, numa mega-operação que visa igualmente recolher informações sobre a dimensão e o modo de funcionamento dos diversos estabelecimentos, de modo a poder realizar futuras visitas de inspecção.

O Económico destaca que “só em Lisboa e Porto, estão seleccionados mais de 20 mil alvos de visita” dos inspectores.

Fonte: ZAP

TAGGED:ComércioEconomiaFiscoImpostosNacionalRestauraçãoTurismo
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article BPI e BCP foram os primeiros bancos a cobrar no MB Way. E correu “muito bem”
Next Article Guerra comercial. Estados Unidos e China voltam à mesa das negociações
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Ricardo Cardoso: “Quero ser lembrado como o presidente que fez muito por Castelo de Paiva”

Eleito nas Autárquicas de 2025 com 51,31% dos votos, o novo presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva traça…

XVI Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real vai animar Castelo de Paiva a 28 e 29 de março

A freguesia de Real, em Castelo de Paiva, prepara-se para receber a…

Castelo de Paiva e Arouca unem esforços para requalificar vias e pontes na fronteira dos concelhos

Os municípios de Castelo de Paiva e Arouca reuniram-se, nos Paços do…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Câmara de Lisboa dá 500 euros a cada taxista para compensar quebra devido à covid-19

A autarquia de Lisboa anunciou que tem dois milhões de euros para ajudar o setor dos táxis, oferecendo a cada…

Fim dos chumbos até 9º ano permite poupança de 250 milhões de euros

Marcos Santos / USP Imagens O fim dos chumbos no Ensino Básico vai permitir uma poupança de 250 milhões de…

Açores vai ter Porto Espacial (e os russos estão na corrida)

(dr) ESA / CNES / ARIANESPACE Centre Spatial Guyanais, Porto Espacial da Ariane na Guiana Francesa Catorze consórcios internacionais, quatro…

Além de Siza Vieira, secretário de Estado da Juventude e Desporto também acumulou funções

IPDJ / Facebook Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo À semelhança do ministro Adjunto, o…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?