Missão comercial conjunta com companhia aérea turca procura intensificar o fluxo turístico e os negócios com o mercado turco.
O Turismo do Porto e Norte de Portugal está a desenvolver uma ação de promoção no mercado turco, considerado emergente para o destino, numa missão comercial que arrancou na passada segunda-feira e irá marcar presença em Istambul até amanhã. “Este apoio às 16 empresas da região que estão connosco na Turquia é mais um passo na dinâmica de retoma da operação turística e um esforço na reposição da conectividade aérea, com a elevada importância que tem esta ligação com o Médio Oriente, a região turística mundial com maior taxa de crescimento até 2030.”, frisa Luís Pedro Martins, presidente da instituição.
A ação comercial, organizada pela Turkish Airlines com o apoio da TPNP, levou muitos parceiros do Porto e Norte à Turquia, para estabelecer contacto com players locais, procurando aproveitar estas novas dinâmicas que a Turkish Airlines co-promove. De acordo com o vice-presidente de Vendas da Turkish Airlines para a Europa do Sul, Omer Faruk Sonmez, “o Porto e Norte de Portugal tem muito para oferecer aos turistas turcos, desde o turismo de lazer, ao de negócios, gastronómico e cultural”. “Ao promovermos este tipo de encontros entre operadores turcos e portugueses, a intenção é a de mostrar a variedade de destinos que a região tem para oferecer aos turistas turcos”, refere Sonmez.
A voar para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro desde abril de 2015, a companhia aérea turca chegou a ter dez voos semanais no verão de 2019. “Neste momento, fruto da pandemia de COVID-19, temos apenas quatro voos semanais, mas com o aumento da procura acreditamos que será possível chegar ao próximo verão com uma base diária de voos entre Istambul e Porto, ou seja, sete voos por semana”, salienta Omer Faruk Sonmez.
Em 2019, um ano histórico para o Porto e Norte de Portugal, com mais de 10,7 milhões de dormidas registadas ao longo do ano, a Turkish transportou mais de 90 mil passageiros para o destino. Números que o responsável de Vendas para a Europa do Sul acredita que serão recuperáveis ao longo do próximo ano. “É um destino seguro, Portugal é um exemplo mundial no combate à COVID-19, e temos de passar essa mensagem aos operadores e, claro, aos turistas”, salienta Omer Faruk Sonmez.
Recorde-se que, entre outras ações promocionais, o Porto e Norte de Portugal tem vindo a lançar um conjunto de campanhas promocionais, a última das quais foi lançado no passado dia 07 de outubro. Em pouco mais de três minutos, “The Majestic Adventures of Ofelia de Souza” reforça a estratégia e o posicionamento do Turismo do Porto e Norte de Portugal no segmento de Meetings Industry.