Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Economia - Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

EconomiaTurismo

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Redação
Last updated: 9 Agosto, 2020 12:10
Redação
Share
SHARE

Timo Breidenstein / wikimedia

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos.

Ao longo dos últimos meses muitas foram as companhias aéreas a entrar em situação de crise económica. Agora, a indústria da aviação está desesperada para saber se as pessoas irão sair do confinamento ansiosas por voar.

Segundo o The Wall Street Journal, a resposta vinda da Europa é positiva, apesar dos riscos que visitar outro país pode representar para saúde. Contudo as opções dos turistas têm recaído sobre férias mais baratas.

Perante esta situação, algumas companhias aéreas já começam a fazer contas. No caso da transportadora alemã Lufthansa, esta prevê que os volumes de tráfego de curta distância recuperem mais rapidamente do que os de longa distância.

Esta quinta-feira a Lufthansa anunciou um prejuízo líquido, no segundo trimestre, de 1,5 mil milhões de euros. Embora se trate de uma queda abrupta, acabou por ser um pouco melhor do que os analistas da empresa esperavam.

É um facto que a atividade aérea registada no passado mês de julho, revelou sinais bastante encorajadores de recuperação. Isto espelha a forma como os consumidores se sentem em relação a voar.

No entanto, a natureza desta recuperação aponta para uma diferença ainda maior do que antes entre as companhias aéreas tradicionais com modelos hub-and-spoke, ou seja, com uma infra-estrutura de distribuição radial, e empresas económicas que operam em rotas ponto a ponto.

A Lufthansa prevê agora que o seu volume de tráfego de curta distância seja apenas 40% do alcançado em 2019 no terceiro trimestre, e 50% no quarto. Números que se mostram animadores em comparação com os previstos em relação aos voos de longa distância, que representam um volume de 20% e 50%, respetivamente.

Estes números mostram o que outras companhias europeias têm vindo a dizer: é preciso ser prudente na decisão de trazer de volta as viagens de longa distância. No caso da British Airways as viagens transatlânticas representam metade da receita. Ainda assim estas viagens são restritas após um surto de novos casos nos EUA e na Europa.

A nível de viagens empresariais, que têm grande peso nas rotas de longa distância, os passageiros executivos representam 15% dos passageiros dos voos, o que se traduz em 40% da receita das companhias aéreas. Segundo a International Air Transport Association, não é de esperar que os ganhos neste tipo de viagens recuperem ao mesmo ritmo da economia.

Contrariamente, o desejo dos turistas de passar férias no exterior parece não ser abalado pelo medo, mesmo depois do ressurgimento de casos de coronavírus em destinos como Espanha, que foi colocada na lista de quarentena pelo Reino Unido.

De acordo com a organização pan-europeia de segurança aérea, Eurocontrol, as rotas do Reino Unido-Espanha não foram afetadas nas últimas duas semanas.

A boa notícia para os investidores é que as previsões sobre o fim das viagens low-cost já começam a mostrar-se infundadas. As ações da EasyJet na Europa, e da Spirit Airlines nos EUA, que foram tão punidas como as das companhias aéreas tradicionais, têm agora a possibilidade de recuperar mais rapidamente.

A má notícia é que os turistas em busca de descontos e voos de curta distância, não arrecadam lucros suficientes para compensar a grande fatia da indústria aérea.


Fonte: ZAP

TAGGED:aviaçãoCriseDestaqueEconomiaPandemiaTurismo
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre
Next Article Paivense Leandro Silva reforça Arouca
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 + 11 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Casa da Granja apresenta exposição “Pejão, Vinte Anos Depois” e obra editorial de Pereira Lopes

A Casa da Granja – Espaço Cultural e Museológico, situada em Amarante, recebe no próximo dia 21 de fevereiro, às…

Enterro do Entrudo volta a marcar Carnaval em Pedorido

O município de Castelo de Paiva prepara um conjunto diversificado de atividades…

Penafiel: Serviço de Proteção Civil lança aviso devido a Alerta Laranja de chuva para esta quarta-feira

O Gabinete Municipal de Proteção Civil de Penafiel emitiu um aviso à…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

“James Bond do Estoril.” As calinadas de Boris Johnson quando visitou Portugal

Chatham House / Wikimedia A BBC Two revelou os bastidores da diplomacia britânica num especial de três partes. No segundo…

Bancos pouparam mais de mil milhões com despedimentos desde 2011

moerschy / pixabay Nos últimos sete anos, o valor que a banca paga aos seus trabalhadores diminuiu mais de mil…

Francesa Engie e italiana Enel interessadas em comprar a EDP

Tiago Petinga / Lusa O presidente da EDP, António Mexia Depois de ter sido noticiado que os franceses da Engie…

Encontradas 81 aldeias “perdidas” na Amazónia

Dallas Krentzel / Flickr Imagens de satélite revelaram a existência de 81 aldeias “perdidas” numa extensão de 1800km no Brasil.…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

10 + twelve =

Lost your password?