Mais de 700 crianças desfilaram hoje pelo centro da Vila, em volta do Largo do Conde, para festejarem a época do Carnaval. Esta tradição tem-se mantido na região e atrai cada vez mais pessoas numa tarde de convívio, diversão e máscaras.
Graça Santos estava triste no meio de tanta alegria´carnavalesca. O motivo prende-se com o facto de este ser o último ano em que o seu filho participa no desfile de Carnaval, devido à sua idade. ” Tenho pena que para o ano ele já não esteja aqui mascarado pois era um momento de convívio e alegria, tanto para os meninos como para os pais”, salientou.
Agora, a maioria das escolas que participam criam as duas máscaras através da reciclagem, onde o plástico reina nos disfarces. Para Graça Santos, “teria mais piada se eles fantasiassem com aquilo que vão vestir, assim têm de usar plásticos e chega a uma idade que eles já não acham muita graça”.
Para esta mãe, a fantasia de Carnaval mais bonita não era a do seu filho, mas sim a do pré-escolar de Bairros. “Adorei, as meninas iam à primatas antigas com um osso na cabeça, muito lindo, não era só plástico”, salientou.
Algumas fábricas locais deram a tarde aos seus trabalhadores para que pudessem marcar presença no desfile dos seus filhos, podendo acompanhar as datas mais marcantes da evolução dos mesmos. O centro da vila pintou-se de mascarados, cores vivas, princesas, príncipes, lavradores e palhaços.
“Carnaval é um festejo tradicional das variações gerações, onde as crianças assumem o papel maior: pela sua genuína alegria e ternura. Valorizo muito esta iniciativa. Ela enriquece e engrandece o valor da nossa Comunidade Educativa! Parabéns a todos, foram extraordinários”, foram as palavras do presidente da Câmara, Gonçalo Rocha.
Confira na fotogaleria: