A terra abanou, esta quinta-feira, na zona norte de Portugal. Embora não haja registo de estragos, o certo é que na região de Castelo de Paiva e Cinfães as pessoas dizem ter sentido o sismo.
De acordo com informações do IPMA, o epicentro registou-se na zona do Mesão Frio, às 12.53 horas, com uma intensidade de 3,6 na escala de Richter. Os efeitos deste sismo fizeram-se sentir na zona Norte do país, inclusive na nossa região.
O seu novo jornal Paivense foi ouvir os relatos de quem afirma ter sentido este sismo, experiência que, para muitos, foi a primeira vez.
“Eram mais ou menos 12:55 quando estava com a Ana Inês Cardoso [sua mulher] no salão, num último andar da casa, quando de repente sentimos um barulho estranho nas grades e alumínios, um suave e rápido tremer no chão e um som grave como um eco no horizonte”, disse Luís Filipe Mota ao jornal Paivense.
Já Patrícia Gomes diz ter sentido o sismo na Cruz da Carreira. “Ouvi um barulho estranho e senti o chão da minha casa a tremer. Fiquei com medo”.
Mas os relatos do sismo não chegam só da zona mais central de Castelo de Paiva. Também em Póvoa, no Baixo Concelho, Daniela Barbosa diz ter sentido o tremor de terra: “Estava a almoçar e senti a casa a tremer. Temos um fogão a lenha e a tampa do fogão e a chaminé abanaram. A princípio até pensei que fosse um acidente contra a casa ou algo parecido. Mas depois vi a notícia e associei porque a hora correspondia”, disse.
Afirma não sentir medo por saber que se tratou de um sismo, uma vez que “É um fenómeno normal, não teve repercussão. E pela intensidade não parece que existam réplicas, por isso não há problema”.
Em Cinfães, também há relatos que chegaram à nossa redação para contar as experiências e os medos sentidos durante o sismo.
“Estava na cozinha e ouvi um grande barulho e o chão a tremer muito. Fiquei preocupada!”, declarou Manuela Amaral.